Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35192
Title: | Fracasso escolar existe? |
Other Titles: | Does school failure exist? |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Maria Cícera Venâncio dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | DONATO, Eronides Câmara. |
Keywords: | Fracasso escolar;Discurso do fracasso escolar;Espaço escolar;Prática de ensino;School failure;School failure speech;School space;Teaching practice |
Issue Date: | 2002 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Maria Cícera Venâncio dos. Fracasso escolar existe? 2002. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campus II – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35192 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O tema discutido nesta monografia é o "fracasso escolar". Discutirei as narrativas que o saber científico para explicar tal fracasso. refletindo as intencionalidades deste discurso para explicar o "fracasso escolar". Esta monografia é constituída de quatro capítulos. O primeiro tem como título, "reflexão da minha vida acadêmica". Nele se encontram narrativas da minha vida profissional e acadêmica durante os cinco anos nesta instituição. Estarei relatando minhas experiências em sala de aula, e mencionando as contribuições que algumas disciplinas deram, para que minha trajetória como educadora fosse repensada. O segundo capítulo contém as narrativas que o saber psicopedagógico construiu para explicar o dito "fracasso escolar", e as reflexões do pensamento pós moderno sobre essas narrativas. O terceiro capítulos é constituído de duas entrevistas nas escolas públicas do ensino fundamental de primeira fase, em que foi refletido o espaço escolar como lugar de poder. No primeiro momento realizei a descrição do espaço físico, percebendo o espaço escolar como lugar de "disciplina". No segundo momento realizei entrevistas com o corpo docente, refletindo o poder que têm a linguagem para excluir. E finalmente, o quarto capítulo relato minha experiência na prática de ensino, fazendo menção da experiência de trabalhar com eixos temáticos. |
Keywords: | Fracasso escolar Discurso do fracasso escolar Espaço escolar Prática de ensino School failure School failure speech School space Teaching practice |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35192 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA CÍCERA VENÂNCIO DOS SANTOS - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2002.pdf | Maria Cícera Venâncio dos Santos - TCC Lic. em História CH 2002 | 5.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.