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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187
Title: | Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar. |
Other Titles: | Touching, holding, doing: childhood sexuality in the school environment. |
???metadata.dc.creator???: | GONÇALVES, Irailde Dias. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ARAÚJO, Eronildes Câmara. |
Keywords: | Sexualidade infantil;Ambiente escolar - sexualidade infantil;Infância e sexualidade - ambiente escolar;Educação sexual;Criança e sexualidade;Disciplina da sexualidade infantil;Poder disciplinar - sexualidade infantil;Child sexuality;School environment - child sexuality;Childhood and sexuality - school environment;Sex education;Child and sexuality;Discipline of child sexuality;Disciplinary power - child sexuality |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GONÇALVES, Irailde Dias. Tocar, pegar, fazer: a sexualidade infantil no ambiente escolar. 2007. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: |
???metadata.dc.description.resumo???: | Nesta pesquisa, investigamos, sob uma perspectiva histórica, como a sexualidade infantil tomou-se uma problemática a partir da emergência da sociedade modema, ou seja, a criança passou a ser vista socialmente como alguém que deve ser analisado e estudado por diferentes saberes disciplinares (psicológicos, pedagógicos, pediátricos, sociológicos, dentre outros). Nota-se a constituição de um discurso que vem permeando a politica pedagógica dos trabalhos desenvolvidos na área de educação [sexual] e ganhado visibilidade cada vez mais na academia. Para tanto, estudamos a sexualidade infantil através da influencia teórico-metodológica do filosofo francês Michel Foucault, que nos informa como se construiu um arquivo de conhecimento sobre a sexualidade que transforma o ser infantil num individuo classificado por diferentes campos de saber. Entende-se a sexualidade como um dispositivo do poder, o qual não se concentra em um só ponto da sociedade, mas esta presente em todas as relações, entre homens e mulheres, alunos e professores, médicos e pacientes, governo e população. A emergência da educação escolar, pode-se dizer, encontra-se nessas concepções. Ainda neste trabalho, procuraremos analisar as concepções medico-higienistas, influenciadas pela medicina social do seculo XVIII, e sua atuação em tomo da sexualidade. Enfim, este trabalho e uma reflexão de como a sexualidade infantil vem sendo construída no âmbito escolar e os diálogos (ou monólogos) que ocorrem em toma dela. |
Keywords: | Sexualidade infantil Ambiente escolar - sexualidade infantil Infância e sexualidade - ambiente escolar Educação sexual Criança e sexualidade Disciplina da sexualidade infantil Poder disciplinar - sexualidade infantil Child sexuality School environment - child sexuality Childhood and sexuality - school environment Sex education Child and sexuality Discipline of child sexuality Disciplinary power - child sexuality |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35187 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
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IRAILDE DIAS GONÇALVES - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2007..pdf | Irailde Dias Gonçalves - TCC Lic. História CH 2007 | 3.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
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