Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, A. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1AGUIAR, Jose Otavio.-
dc.contributor.advisor1IDAGUIAR, J. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7106694267459903pt_BR
dc.contributor.referee1MONTENEGRO, Jose Benjamin.-
dc.contributor.referee1IDMONTENEGRO, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee2AGRA, Bel. Giscard.-
dc.contributor.referee2IDAGRA, G. A.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta monografia e apresentar um estudo sobre a circulação do livro didático e sua utilização nas salas de aula das escolas públicas e privadas no Brasil, na história recente do País (1990 a 2007) a partir do PNLD. Tal abordagem do livro didático pressupõe levar em conta a condição de mercadoria deste produto, que contem tanto elementos da sua materialidade, ou seja, das leis de mercado, como também do seu uso, portanto, da Educação. No campo da Educação, entender o livro didático na sua amplitude justifica-se, principalmente, em função do papel que este adquire no contexto escolar. São os livros didáticos que, estabelecem grande parte das condições materiais para o ensino e a aprendizagem nas salas de aula de muitos países através do mundo°. Entre a prescrição curricular e o currículo real, que se desenvolve na prática, existe uma elaboração intermediária do mesmo, que e a que aparece nos materiais pedagógicos e, particularmente, nos livros didáticos. O livro didático de história como o que vai ser utilizado em aulas e cursos, na situação específica da escola, isto e, de aprendizado coletivo e orientado por um professor. Provavelmente foi escrito, editado, vendido e comprado em função da escola, sendo que esse tipo de recurso didático vai ter sua importância ampliada em países como o Brasil, nos quais as condições precárias da educação fazem com que ele acabe determinando conteúdos e decidindo estratégias de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleUma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178-
dc.date.accessioned2024-03-22T21:12:00Z-
dc.date.available2024-03-22-
dc.date.available2024-03-22T21:12:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino e História da Índiapt_BR
dc.subjectEnsino de História da Chinapt_BR
dc.subjectLivro didático e História do orientept_BR
dc.subjectCultura orientalpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectAnálise de livro didáticopt_BR
dc.subjectDidática da Históriapt_BR
dc.subjectQuestão oriental - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectTeaching and History of Indiapt_BR
dc.subjectTeaching Chinese Historypt_BR
dc.subjectTextbook and History of the Eastpt_BR
dc.subjectOriental culturept_BR
dc.subjectNational Textbook Programpt_BR
dc.subjectTextbook analysispt_BR
dc.subjectHistory Didacticspt_BR
dc.subjectEastern question - History teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Albério Campos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA light in the east: reflections on the use of textbooks in teaching the History of India and China in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Albério Campos de. Uma luz no oriente: reflexões a respeito do uso do livro didático no ensino de História da Índia e China em sala de aula. 2007. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35178pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBÉRIO CAMPOS DE ARAÚJO - TCC BACH. HISTÓRIA CH 2007..pdfAlbério Campos de Araújo - TCC Bach. História CH 20073.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.