Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35158
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MOURA, V. L. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Fabio Gutemberg Ramos Bezerra de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOUSA, F. G. R. B. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho e fruto de uma preocupação que sempre tive sobre uma concepção tao comum entre os alunos a quem já ensinei e que ensino, de achar Historia uma matéria chata e cansativa, vendo nela só aspectos negativos. Isto sempre me preocupou, me fez indagar onde estaria o erro, a lacuna, o que faltava para que estes alunos mudassem sua atitude frente a esta matéria e, porque não dizer, ao estudo em geral, pois percebe-se que os alunos em sala de aula estão sempre inquietos, desmotivados. Esta e uma observação que os meus colegas professores de historia fazem, mas a desmotivação se da também nas outras disciplinas e matérias. A partir do momento em que entrei na universidade no curso de Historia, obtive respostas para algumas indagações. Pude perceber que uma das causas desta aversão aos estudos e a disciplina Historia e o fato de o ensino ter se pautado num estilo tradicional, monótono e sem maiores questionamentos e problematizações. No Curso de Historia da Universidade Federal de Campina Grande (ex Campus II da UFPB), ao cursar algumas disciplinas tive a alegria de compreender e ver que ha para o ensino de Historia um leque de possibilidades para trabalhar os conteúdos em sala de aula, o que pode levar a que aulas antes consideradas chatas possam ser modificadas e passem a ser vistas como interessantes, motivadoras, havendo uma maior interação entre o livro didático, o(a) professor(a), o(a) aluno(a) e o seu cotidiano. Possibilidades como a poesia, a musica, a literatura, as manifestações artísticas, etc. são caminhos que a disciplina abarga, como propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino hoje, não só de Historia bem como para outras disciplinas. Pensando nesses problemas e possibilidades, direcionei meu estudo para a escola em que trabalho,1 onde procuro compreender quais os critérios estabelecidos pelos meus colegas para lidar com os vários recursos e linguagens em sala de aula, recursos tao propagados pelos PCNs, no sentido de, entre outras questões, melhorar o desempenho do professor bem como o do alunado, atentando também para os aspectos positivos e para os problemas que o seu o uso implica. Portanto, a preocupagao central desta monografia e compreender como os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Presidente Joao Pessoa usam os diferentes recursos didaticos e linguagens na sua pratica pedagogica e quais os criterios por eles utilizados para o uso desses materials e recursos; isto e feito a luz da discussão das diferentes propostas de especialistas e institutos de ensino sobre o tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Educação no plural: linguagens e recursos didáticos no ensino de História. | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35158 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T22:47:11Z | - |
dc.date.available | 2024-03-20 | - |
dc.date.available | 2024-03-20T22:47:11Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Linguagens - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História e literatura | pt_BR |
dc.subject | Diálogo com a literatura - História | pt_BR |
dc.subject | Escola Estadual Presidente João Pessoa | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Languages - History teaching | pt_BR |
dc.subject | Didactic resources - History teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching History and Literature | pt_BR |
dc.subject | Dialogue with literature - History | pt_BR |
dc.subject | Presidente João Pessoa State School | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MOURA, Verônica de Lourdes de Brito | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Education in the plural: languages and teaching resources in History teaching. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MOURA, Verônica de Lourdes de Brito. Educação no plural: linguagens e recursos didáticos no ensino de História. 2004. 83f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35158 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VERÔNICA DE LOURDES DE BRITO MOURA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2004..pdf | Verônica de Lourdes de Brito Moura - TCC Lic. História CH 2004 | 4.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.