Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOURA, V. L. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Fabio Gutemberg Ramos Bezerra de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, F. G. R. B.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho e fruto de uma preocupação que sempre tive sobre uma concepção tao comum entre os alunos a quem já ensinei e que ensino, de achar Historia uma matéria chata e cansativa, vendo nela só aspectos negativos. Isto sempre me preocupou, me fez indagar onde estaria o erro, a lacuna, o que faltava para que estes alunos mudassem sua atitude frente a esta matéria e, porque não dizer, ao estudo em geral, pois percebe-se que os alunos em sala de aula estão sempre inquietos, desmotivados. Esta e uma observação que os meus colegas professores de historia fazem, mas a desmotivação se da também nas outras disciplinas e matérias. A partir do momento em que entrei na universidade no curso de Historia, obtive respostas para algumas indagações. Pude perceber que uma das causas desta aversão aos estudos e a disciplina Historia e o fato de o ensino ter se pautado num estilo tradicional, monótono e sem maiores questionamentos e problematizações. No Curso de Historia da Universidade Federal de Campina Grande (ex Campus II da UFPB), ao cursar algumas disciplinas tive a alegria de compreender e ver que ha para o ensino de Historia um leque de possibilidades para trabalhar os conteúdos em sala de aula, o que pode levar a que aulas antes consideradas chatas possam ser modificadas e passem a ser vistas como interessantes, motivadoras, havendo uma maior interação entre o livro didático, o(a) professor(a), o(a) aluno(a) e o seu cotidiano. Possibilidades como a poesia, a musica, a literatura, as manifestações artísticas, etc. são caminhos que a disciplina abarga, como propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino hoje, não só de Historia bem como para outras disciplinas. Pensando nesses problemas e possibilidades, direcionei meu estudo para a escola em que trabalho,1 onde procuro compreender quais os critérios estabelecidos pelos meus colegas para lidar com os vários recursos e linguagens em sala de aula, recursos tao propagados pelos PCNs, no sentido de, entre outras questões, melhorar o desempenho do professor bem como o do alunado, atentando também para os aspectos positivos e para os problemas que o seu o uso implica. Portanto, a preocupagao central desta monografia e compreender como os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Presidente Joao Pessoa usam os diferentes recursos didaticos e linguagens na sua pratica pedagogica e quais os criterios por eles utilizados para o uso desses materials e recursos; isto e feito a luz da discussão das diferentes propostas de especialistas e institutos de ensino sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação no plural: linguagens e recursos didáticos no ensino de História.pt_BR
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35158-
dc.date.accessioned2024-03-20T22:47:11Z-
dc.date.available2024-03-20-
dc.date.available2024-03-20T22:47:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLinguagens - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de História e literaturapt_BR
dc.subjectDiálogo com a literatura - Históriapt_BR
dc.subjectEscola Estadual Presidente João Pessoapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectLanguages - History teachingpt_BR
dc.subjectDidactic resources - History teachingpt_BR
dc.subjectTeaching History and Literaturept_BR
dc.subjectDialogue with literature - Historypt_BR
dc.subjectPresidente João Pessoa State Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Verônica de Lourdes de Brito-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation in the plural: languages and teaching resources in History teaching.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Verônica de Lourdes de Brito. Educação no plural: linguagens e recursos didáticos no ensino de História. 2004. 83f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35158pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERÔNICA DE LOURDES DE BRITO MOURA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2004..pdfVerônica de Lourdes de Brito Moura - TCC Lic. História CH 20044.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.