Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229
Title: | Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. |
Other Titles: | Activity theory and history teaching: teaching practice in evidence. |
???metadata.dc.creator???: | CAVALCANTE, Maria da Paz. |
Keywords: | Ensino de História;Prática docente - História;Teoria da atividade - Educação;Teoria da Atividade - Alexei Nikolaievich Leontiev;Alexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da Atividade;Filósofo soviético - Alexei Nikolaievich Leontiev;Ciclos de Estudos Reflexivos;História escolar;Teaching History;Teaching practice - History;Activity theory - Education;Activity Theory - Alexei Nikolaievich Leontiev;Alexei Nikolaievich Leontiev - Activity Theory;Soviet philosopher - Alexei Nikolaievich Leontiev;Reflective Study Cycles;School history |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CAVALCANTE, Maria da Paz. Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1728-1740. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste trabalho, discute-se uma parte da produção de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele trata sobre a Teoria da Atividade e sua contribuição na prática docente de uma professora que leciona História nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizado numa escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e seu objetivo é refletir sobre a apropriação de aspectos da Teoria da Atividade de Alexei Nicolaievich Leontiev, por essa professora, e a contribuição dessa abordagem teórica para o aprimoramento de sua prática docente. Optou-se pela abordagem colaborativa como estratégia formativa e empregou-se como procedimento para a formação do saber os Ciclos de Estudos Reflexivos. Nesses ciclos, desenvolvidos em três etapas, ocorreu na primeira à sondagem das necessidades formativas da professora, na segunda, a apropriação de novos pressupostos teóricos e na terceira, a reelaboração de conteúdos de aprendizagem. Eles ocorreram mediante a comunicação e a colaboração estabelecidas entre as partícipes (professora de História e pesquisadora), de modo a se configurar como uma forma de intervenção no processo formativo dessa docente, visando a uma alternativa de mudança quanto ao seu saber-fazer em sala de aula. Nos estudos de fundamentação teórica, realizada nesses ciclos, sobre a Teoria da Atividade numa relação com o ensino de História, a professora demonstrou uma apropriação dessa teoria, soube relacioná-la à sua prática e entender a importância desse aporte teórico para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem da História escolar. Como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda, principalmente, a organização de atividades de ensino, fundamentada nessa teoria, que possibilite a docente aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem favorecendo ao aluno a sua formação integral. |
Keywords: | Ensino de História Prática docente - História Teoria da atividade - Educação Teoria da Atividade - Alexei Nikolaievich Leontiev Alexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da Atividade Filósofo soviético - Alexei Nikolaievich Leontiev Ciclos de Estudos Reflexivos História escolar Teaching History Teaching practice - History Activity theory - Education Activity Theory - Alexei Nikolaievich Leontiev Alexei Nikolaievich Leontiev - Activity Theory Soviet philosopher - Alexei Nikolaievich Leontiev Reflective Study Cycles School history |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TEORIA DA ATIVIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA - A PRÁTICA DOCENTE EM EVIDÊNCIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdf | Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. - Evento II Colóquio Int. de História GT 11 2010 | 131.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.