Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens.
Collection home page
Coordenadoras do GT 11:
Maria do Socorro Cipriano
Auricélia Lopes Pereira
Este GT propõe uma discussão sobre a relação entre o ensino de história e os
diversos campos de saber. Para pensar o lugar de saber que a Educação ocupa hoje
é necessário entendê-la como uma invenção da sociedade moderna. Sociedade esta,
norteada por desejo de civilizar desejos, de controlar corpos, de punir desviantes
que fará emergir uma prática de saber institucional, implantando por sua vez, toda
uma rede de pedagogização das práticas sociais. É nesse contexto que a escola e
todo um aparato institucional a partir de então, terá um papel fundamental no
processo de formação e formalização do conhecimento. É, pois, pensando os
lugares de constituição de saberes que podemos problematizar os próprios
conceitos como produção histórica, como uma elaboração delicadamente lapidada
num determinado tempo e espaço. Seguindo essa linha de raciocínio, os livros, os
filmes, os documentários, as iconografias e vários outros discursos, estudados nas
disciplinas de história, devem ser abordados a partir de suas relações de produção
simbólicas, inscritas no campo cultural. A partir da Nova História Cultural, será
ampliado o diálogo da história com a literatura, os estudos culturais, a filosofia, a
arte e que, por sua vez, terminará por alargar as fontes, os recursos didáticos e os
modos de suas operacionalizações no campo da história. Entendendo que o
exercício da prática pedagógica é indissociável da pesquisa e que os recursosdidáticos não devem ter uma função de ilustração ou de afirmação do “real”, este
GT, então, pretende suscitar um debate com pesquisadores que desenvolveram ou
desenvolvem trabalhos que versem sobre o ensino de his tória e sua relação com
fotografia, música, iconografia, obras literárias, obras filosóficas e outros. Bem
como trabalhos que propõem uma reflexão ou experiências vivenciadas sobre a
relação pedagógica entre a história e outros campos de saber.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 18 of 18
Issue Date | Title | Author(s) |
2010 | Uma experiência no ensino médio: o uso de fontes escritas nas aulas de história. | CHACON, Diego Firmino. |
2010 | Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. | CAVALCANTE, Maria da Paz. |
2010 | Uma legislação para a Natal moderna: um estudo sobre as resoluções municipais (1890-1930). | LIMA, Douglas Albert de Souza. |
2010 | Solidão e ética da responsabilidade em Graciliano. | SOUZA, Carlos Alberto Alves de. |
2010 | Representações femininas na Florença do século XV: uma leitura de Botticelli. | SANTOS, Lauriceia Galdino dos.; LIMA, Marinalva Vilar de. |
2010 | O uso da música no ensino de história: uma experiência docente. | CUNHA, Paulo Rikardo Pereira da. |
2010 | O PIBID na formação inicial dos professores de história. | SILVA, Ágda Priscila da.; LOPES, Fátima Martins. |
2010 | Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”. | SILVA, Álvaro Carvalho Dias da.; SILVA, Daniela Ferreira da. |
2010 | Mapas conceituais no ensino de história: uma estratégia na sala de aula e um instrumento de pesquisa. | OLIVEIRA, Carla Karinne Santana. |
2010 | Jornal “O Machado”: história e copa do mundo na Escola Estadual José Fernandes Machado - Natal RN. | BRAZ, Andrielly Karolina Duarte.; ARAUJO, Jeymersson Galvão. |
2010 | Interdisciplinaridade na educação básica: uma experiência no mundial colégio e curso em Natal/RN. | LIMA, Aline Cristina da Silva.; AZEVEDO, Crislane Barbosa de. |
2010 | Educação e sociedade: uma análise do pensamento anarquista no Brasil no início do século XX. | FERREIRA, Denise Cristina. |
2010 | Do Começo ao Fim: uma leitura histórica das relações homoafetivas no cinema contemporâneo brasileiro. | AGUIAR JÚNIOR, Fernando Domingos de.; NÓBREGA, Elisa Mariana de Medeiros. |
2010 | Ensino de história no Vale do Jaguaribe: o aluno de graduação e a realidade das escolas. | CHAVES, José Olivenor Souza. |
2010 | Ensino de história: paradigmas da história e transformações na educação escolar. | FORTUNATO, Maria Lucinete. |
2010 | As condições da questão: o outro giro da amizade em Clarice Lispector. | FARIAS, Alexandre Castro de.; AGRA DO Ó, Alarcon. |
2010 | Ângulos de gênero e história: leituras de retratos na revista “Era Nova” (1920). | ABRANTES, Alômia. |
2010 | A representação de um modelo de hospital para dependentes químicos no filme “Bicho de Sete Cabeças”. | ARAÚJO, Naiara Leonardo.; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 18 of 18