Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Neste trabalho, discute-se uma parte da produção de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele trata sobre a Teoria da Atividade e sua contribuição na prática docente de uma professora que leciona História nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizado numa escola pública do Estado do Rio Grande do Norte e seu objetivo é refletir sobre a apropriação de aspectos da Teoria da Atividade de Alexei Nicolaievich Leontiev, por essa professora, e a contribuição dessa abordagem teórica para o aprimoramento de sua prática docente. Optou-se pela abordagem colaborativa como estratégia formativa e empregou-se como procedimento para a formação do saber os Ciclos de Estudos Reflexivos. Nesses ciclos, desenvolvidos em três etapas, ocorreu na primeira à sondagem das necessidades formativas da professora, na segunda, a apropriação de novos pressupostos teóricos e na terceira, a reelaboração de conteúdos de aprendizagem. Eles ocorreram mediante a comunicação e a colaboração estabelecidas entre as partícipes (professora de História e pesquisadora), de modo a se configurar como uma forma de intervenção no processo formativo dessa docente, visando a uma alternativa de mudança quanto ao seu saber-fazer em sala de aula. Nos estudos de fundamentação teórica, realizada nesses ciclos, sobre a Teoria da Atividade numa relação com o ensino de História, a professora demonstrou uma apropriação dessa teoria, soube relacioná-la à sua prática e entender a importância desse aporte teórico para o aperfeiçoamento do processo de ensino e de aprendizagem da História escolar. Como necessidades de novas reflexões, a investigação recomenda, principalmente, a organização de atividades de ensino, fundamentada nessa teoria, que possibilite a docente aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem favorecendo ao aluno a sua formação integral. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T18:27:52Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31 | - |
dc.date.available | 2024-01-31T18:27:52Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Prática docente - História | pt_BR |
dc.subject | Teoria da atividade - Educação | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Atividade - Alexei Nikolaievich Leontiev | pt_BR |
dc.subject | Alexei Nikolaievich Leontiev - Teoria da Atividade | pt_BR |
dc.subject | Filósofo soviético - Alexei Nikolaievich Leontiev | pt_BR |
dc.subject | Ciclos de Estudos Reflexivos | pt_BR |
dc.subject | História escolar | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice - History | pt_BR |
dc.subject | Activity theory - Education | pt_BR |
dc.subject | Activity Theory - Alexei Nikolaievich Leontiev | pt_BR |
dc.subject | Alexei Nikolaievich Leontiev - Activity Theory | pt_BR |
dc.subject | Soviet philosopher - Alexei Nikolaievich Leontiev | pt_BR |
dc.subject | Reflective Study Cycles | pt_BR |
dc.subject | School history | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAVALCANTE, Maria da Paz. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Activity theory and history teaching: teaching practice in evidence. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Maria da Paz. Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1728-1740. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34229 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 11: História e Ensino: Novos campos de Saber e Novas Linguagens. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TEORIA DA ATIVIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA - A PRÁTICA DOCENTE EM EVIDÊNCIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 11 2010..pdf | Teoria da atividade e o ensino de história: a prática docente em evidência. - Evento II Colóquio Int. de História GT 11 2010 | 131.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.