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Title: Nação, identidade de gênero e educação: um estudo do “pensamento autoritário” de Alberto Torres.
Other Titles: Nation, gender identity and education: a study of Alberto Torres’ “authoritarian thinking”.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Jean Carlo de Carvalho.
BATISTA, Simone Vieira.
Keywords: Identidade de gênero;Pensamento Autoritário - Alberto torres;Alberto Torres - Pensamento Autoritário;Estereótipos;Nacionalidade brasileira;Gênero - perspectiva relacional;Gender identity;Authoritarian Thought - Alberto Torres;Alberto Torres - Authoritarian Thought;Stereotypes;Brazilian nationality;Gender - relational perspective
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Jean Carlo de Carvalho; BATISTA, Simone Vieira. Nação, identidade de gênero e educação: um estudo do “pensamento autoritário” de Alberto Torres. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1314-1320. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34169
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta comunicação, empreender-se-á uma análise comparativa entre o pensamento de Alberto Torres e as construções identitárias de gênero. Nação e identidade de gênero são conceitos concomitantemente abstratos e conflitantes, na medida em que, por um lado, representam construções culturais “fixadas” historicamente no imaginário coletivo e, por outro, devido à noção de diferença – contemporaneamente atrelada ao gênero – não se acomodar à homogeneidade do discurso nacionalista ortodoxo observado no itinerário intelectual de Alberto Torres, associado ao “discurso autoritário brasileiro”. Havendo, no gênero, uma contradição intrínseca em relação a qualquer modelo totalitário de nação, o resultado são as diversas tentativas de manipulação (religiosa, científica, cultural) do humano e de seus produtos culturais. Desse modo, certas categorias definirão um padrão da brasilidade desejável socialmente – incluindo suas relações com trabalho, família, religião e sexualidade – outras categorias irão conformar estereótipos modelares do brasileiro (trabalhador, viril, honesto, pai de família etc.) e da brasileira (esposa fiel, mãe de família, compreensiva e dedicada ao lar etc.). A nacionalidade vista aqui é entendida como uma construção, e como tal, implica tanto a observação de sua historicidade e narratividade como também o inventário de tal projeto. A abordagem de gênero apóia-se na perspectiva de gênero como relacional (SCOTT, 1995), logo nesse estudo, consideraremos que as identidades de gênero se dão a existir a partir de investimentos e jogos lingüísticos que constroem representações e lhes dão sentido simbólico. Destarte, o processo de constituição de identidades - nacional e de gênero - ocorre a partir da participação, das formas de pertencimento e trajetórias sociais e podem variar de contexto a contexto e de momento a momento, ou seja, o processo de constituição de identidades é um empreendimento coletivo, mais precisamente interativo, por meio do qual as pessoas, na dinâmica das relações sociais historicamente datadas, constroem os termos a partir dos quais compreendem as situações e objetos a sua volta.
Keywords: Identidade de gênero
Pensamento Autoritário - Alberto torres
Alberto Torres - Pensamento Autoritário
Estereótipos
Nacionalidade brasileira
Gênero - perspectiva relacional
Gender identity
Authoritarian Thought - Alberto Torres
Alberto Torres - Authoritarian Thought
Stereotypes
Brazilian nationality
Gender - relational perspective
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34169
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero.

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