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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | Nesta comunicação, empreender-se-á uma análise comparativa entre o pensamento de Alberto Torres e as construções identitárias de gênero. Nação e identidade de gênero são conceitos concomitantemente abstratos e conflitantes, na medida em que, por um lado, representam construções culturais “fixadas” historicamente no imaginário coletivo e, por outro, devido à noção de diferença – contemporaneamente atrelada ao gênero – não se acomodar à homogeneidade do discurso nacionalista ortodoxo observado no itinerário intelectual de Alberto Torres, associado ao “discurso autoritário brasileiro”. Havendo, no gênero, uma contradição intrínseca em relação a qualquer modelo totalitário de nação, o resultado são as diversas tentativas de manipulação (religiosa, científica, cultural) do humano e de seus produtos culturais. Desse modo, certas categorias definirão um padrão da brasilidade desejável socialmente – incluindo suas relações com trabalho, família, religião e sexualidade – outras categorias irão conformar estereótipos modelares do brasileiro (trabalhador, viril, honesto, pai de família etc.) e da brasileira (esposa fiel, mãe de família, compreensiva e dedicada ao lar etc.). A nacionalidade vista aqui é entendida como uma construção, e como tal, implica tanto a observação de sua historicidade e narratividade como também o inventário de tal projeto. A abordagem de gênero apóia-se na perspectiva de gênero como relacional (SCOTT, 1995), logo nesse estudo, consideraremos que as identidades de gênero se dão a existir a partir de investimentos e jogos lingüísticos que constroem representações e lhes dão sentido simbólico. Destarte, o processo de constituição de identidades - nacional e de gênero - ocorre a partir da participação, das formas de pertencimento e trajetórias sociais e podem variar de contexto a contexto e de momento a momento, ou seja, o processo de constituição de identidades é um empreendimento coletivo, mais precisamente interativo, por meio do qual as pessoas, na dinâmica das relações sociais historicamente datadas, constroem os termos a partir dos quais compreendem as situações e objetos a sua volta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Nação, identidade de gênero e educação: um estudo do “pensamento autoritário” de Alberto Torres. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34169 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T19:20:31Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29 | - |
dc.date.available | 2024-01-29T19:20:31Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Autoritário - Alberto torres | pt_BR |
dc.subject | Alberto Torres - Pensamento Autoritário | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos | pt_BR |
dc.subject | Nacionalidade brasileira | pt_BR |
dc.subject | Gênero - perspectiva relacional | pt_BR |
dc.subject | Gender identity | pt_BR |
dc.subject | Authoritarian Thought - Alberto Torres | pt_BR |
dc.subject | Alberto Torres - Authoritarian Thought | pt_BR |
dc.subject | Stereotypes | pt_BR |
dc.subject | Brazilian nationality | pt_BR |
dc.subject | Gender - relational perspective | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Jean Carlo de Carvalho. | - |
dc.creator | BATISTA, Simone Vieira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Nation, gender identity and education: a study of Alberto Torres’ “authoritarian thinking”. | pt_BR |
dc.identifier.citation | COSTA, Jean Carlo de Carvalho; BATISTA, Simone Vieira. Nação, identidade de gênero e educação: um estudo do “pensamento autoritário” de Alberto Torres. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1314-1320. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34169 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero. |
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NAÇÃO, IDENTIDADE DE GÊNERO E EDUCAÇÃO - UM ESTUDO DO _PENSAMENTO AUTORITÁRIO_ DE ALBERTO TORRES - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdf | Nação, identidade de gênero e educação: um estudo do “pensamento autoritário” de Alberto Torres. - Evento II Colóquio Int.de História GT 8 2010 | 104.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
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