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dc.description.resumoNesta comunicação, empreender-se-á uma análise comparativa entre o pensamento de Alberto Torres e as construções identitárias de gênero. Nação e identidade de gênero são conceitos concomitantemente abstratos e conflitantes, na medida em que, por um lado, representam construções culturais “fixadas” historicamente no imaginário coletivo e, por outro, devido à noção de diferença – contemporaneamente atrelada ao gênero – não se acomodar à homogeneidade do discurso nacionalista ortodoxo observado no itinerário intelectual de Alberto Torres, associado ao “discurso autoritário brasileiro”. Havendo, no gênero, uma contradição intrínseca em relação a qualquer modelo totalitário de nação, o resultado são as diversas tentativas de manipulação (religiosa, científica, cultural) do humano e de seus produtos culturais. Desse modo, certas categorias definirão um padrão da brasilidade desejável socialmente – incluindo suas relações com trabalho, família, religião e sexualidade – outras categorias irão conformar estereótipos modelares do brasileiro (trabalhador, viril, honesto, pai de família etc.) e da brasileira (esposa fiel, mãe de família, compreensiva e dedicada ao lar etc.). A nacionalidade vista aqui é entendida como uma construção, e como tal, implica tanto a observação de sua historicidade e narratividade como também o inventário de tal projeto. A abordagem de gênero apóia-se na perspectiva de gênero como relacional (SCOTT, 1995), logo nesse estudo, consideraremos que as identidades de gênero se dão a existir a partir de investimentos e jogos lingüísticos que constroem representações e lhes dão sentido simbólico. Destarte, o processo de constituição de identidades - nacional e de gênero - ocorre a partir da participação, das formas de pertencimento e trajetórias sociais e podem variar de contexto a contexto e de momento a momento, ou seja, o processo de constituição de identidades é um empreendimento coletivo, mais precisamente interativo, por meio do qual as pessoas, na dinâmica das relações sociais historicamente datadas, constroem os termos a partir dos quais compreendem as situações e objetos a sua volta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleNação, identidade de gênero e educação: um estudo do “pensamento autoritário” de Alberto Torres.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34169-
dc.date.accessioned2024-01-29T19:20:31Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-01-29T19:20:31Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectPensamento Autoritário - Alberto torrespt_BR
dc.subjectAlberto Torres - Pensamento Autoritáriopt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectNacionalidade brasileirapt_BR
dc.subjectGênero - perspectiva relacionalpt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectAuthoritarian Thought - Alberto Torrespt_BR
dc.subjectAlberto Torres - Authoritarian Thoughtpt_BR
dc.subjectStereotypespt_BR
dc.subjectBrazilian nationalitypt_BR
dc.subjectGender - relational perspectivept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Jean Carlo de Carvalho.-
dc.creatorBATISTA, Simone Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNation, gender identity and education: a study of Alberto Torres’ “authoritarian thinking”.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Jean Carlo de Carvalho; BATISTA, Simone Vieira. Nação, identidade de gênero e educação: um estudo do “pensamento autoritário” de Alberto Torres. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1314-1320. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34169pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero.

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NAÇÃO, IDENTIDADE DE GÊNERO E EDUCAÇÃO - UM ESTUDO DO _PENSAMENTO AUTORITÁRIO_ DE ALBERTO TORRES - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdfNação, identidade de gênero e educação: um estudo do “pensamento autoritário” de Alberto Torres. - Evento II Colóquio Int.de História GT 8 2010104.03 kBAdobe PDFView/Open


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