Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero.
Collection home page
Coordenadora do GT 08:
Ligia Pereira dos Santos
Os estudos de gênero, inclusão social e diversidade têm se revelado uma área de
pesquisa profícua no campo da História da Educação. A inclusão social pensada
numa perspectiva relacional de fronteiras de gênero torna-se importante
instrumento teórico-metodológico e epistemológico, para analisar possíveis
transformações histórico-culturais. Fronteiras aqui entendido como metáfora, para
identificar lugares de encontros subjetivos, lugares de multiplicidade de culturas
em disputas. Conceitos como deficiência, inclusão, etnia, classe, geração, relações
de poder, atravessadas pelas fronteiras das relações de gênero nos permitem
entender aspectos educacionais e inclusivos naquilo que a história apresenta como
processos e artefatos culturais. As práticas de significação contemporâneas, tempo
que redefine fronteiras e orienta processos têm por base o reconhecimento da luta
contra todas as formas de discriminação e desigualdade social e tenta promover
relações igualitárias entre pessoas e grupos que pertencem a universos culturais
diferentes. Neste sentido, propomos o encontro de pesquisadores e pesquisadoras
provenientes de diversas áreas do conhecimento, que desenvolvam trabalhos que
focam pesquisas e relatos históricos inclusivos e de gênero; críticas à exclusão que
hierarquiza; tensões e mediações entre identidade e diferença, unidade e
pluralidade, nas dimensões: social, política, econômica, tecnológica, geracional,
cultural e ecológica. Portanto a proposta deste GT é proporcionar um espaço
interdisciplinar para a construção de conhecimentos críticos acerca das relações de
gênero e inclusão social numa perspectiva histórica relativamente a questões e dinâmicas sócio/educacionais, familiares, intergeracionais e identitárias, educação
no campo, violência e relações judiciais, masculinidades e feminilidades na
diversidade. O GT intenciona compartilhar as experiências de formação, práticas
docentes e de pesquisa, tecendo considerações sobre discriminações e estereótipos
apontando para a possibilidade de mudanças históricas socioculturais. A partir de
análises e relatos de pesquisas realizados em diversos contextos sociais e culturais,
pretende-se refletir e discutir sobre desafios, problemas e possibilidades que se
colocam à construção histórica da sociedade inclusiva no âmbito das relações de
gênero e da diversidade com vistas a criar mecanismos de ruptura.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 26
Issue Date | Title | Author(s) |
2010 | Se enturmando com o Ukinha: histórico dos primeiros passos do projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Brasil. | LIMA, Daniel Torquato Fonseca de.; FONSECA, Ivonildes da Silva. |
2010 | Pedagogia, equoterapia e pessoa com deficiência: um relato da proposta do Centro Elohim de Equoterapia e Hipismo em Campina Grande/PB. | SOARES, Carina de Sousa.; SANTOS, Lígia Pereira dos. |
2010 | Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. | FREITAS, Mythia Williane Ferreira.; SANTOS, Lígia Pereira dos. |
2010 | Nação, identidade de gênero e educação: um estudo do “pensamento autoritário” de Alberto Torres. | COSTA, Jean Carlo de Carvalho.; BATISTA, Simone Vieira. |
2010 | Memórias de uma época: A professora Anália Maciel nos anos de (1936 a 1946). | TEIXEIRA NETO, Euclides.; MORAIS, Maria Arisnete Câmara de. |
2010 | Mulheres profissionais do sexo: um olhar jurídico com vistas à inclusão social. | BRANDÃO, Soraya Maria Barros de Alemida.; BRANDÃO, Rebeca Barros de Almeida.; TELECIO, Rafaela Ferreira. |
2010 | Mulheres vítimas de violência: o perfil das usuárias que recorrem a Delegacia Especializada no atendimento à mulher em João Pessoa - PB. | SOUZA, Mayara de Fátima Martins de.; INÁCIO, Elisangela de Oliveira. |
2010 | Tecnologias assistivas: novas tecnologias no contexto escolar e formação docente. | CUNHA, Edilazir Lopes da. |
2010 | Tecendo identidades e fronteiras de gênero: experiências das artesãs de Riacho Fundo em Esperança-PB. | EUFRASIO, Cíntia Letícia Bittar de Araújo. |
2010 | O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. | SOUZA, Sandra Alencar.; SOUSA, Simone Silva.; OLIVEIRA, Helen Maria Silva.; SANTIAGO, Zelia Maria Arruda. |
2010 | O discurso higienista sobre a família moderna: a mulher sadia. | BRANDÃO, Soraya Maria Barros de Almeida. |
2010 | Maternidade e culpabilidade: mulher-mãe e trabalhadora, eis a questão! | SANTOS, Ligia Pereira dos. |
2010 | Instrução escolar feminina (1889-1899). | PINHEIRO, Rossana Kess Brito de Souza. |
2010 | Maria Serafim, uma mulher tecendo a economia de São Bento-PB: entre teares, redes e silêncios históricos. | SILVA, Kedna Karla Ferreira da.; KULESZA, Wojciech Andrzej. |
2010 | Evolução histórica e diversas concepções dos/as supervisores/as hoje. | RODRIGUES, Josefa Telma.; SÀNCHEZ, Martín Sebastián. |
2010 | Educação em saúde: um instrumento de incentivo à doação de sangue feminina. | SILVA, Kalina Bezerra. |
2010 | Culinária e gastronomia: uma questão de gênero? | OLIVEIRA, Maria Francinete de.; OLIVEIRA BISNETO, Antonio Vitorino de. |
2010 | Contribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências. | DUARTE, Lívia Maria Serafim.; MORAIS, Elyziane Rhaquel Araújo.; SANTOS, Lígia Pereira dos. |
2010 | Caminhos para inclusão. | SILVA, Alex Sandra Costa. |
2010 | Amélia Reginaldo: heroína ou vilã. | FREIRE, Aluizia do Nascimento.; OLIVEIRA, Maria Francinete de. |
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 26