Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34153
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | As investigações sobre a inteligência são varias e antigas. Sócrates e outros filósofos gregos da antiguidade examinaram questões fundamentais sobre a hereditariedade da inteligência, a classificação de pessoas por sua inteligência (sabedoria), o papel dos sentidos e a ideia de que o conhecimento poderia ser inato. No século XIX, teorias exploravam a natureza material do corpo, para estabelecer o funcionamento da mente. Já no inicio do século XX, foi desenvolvido o teste de inteligência mais conhecido, como QI. No final do século passado, Gardner apresenta uma forma de compreender a inteligência, propondo as chamadas inteligências múltiplas. O presente trabalho traz resultados parciais de um Projeto de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campina Grande, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE em Campina Grande-PB. Neste Projeto estão sendo observadas e estimuladas as inteligências múltiplas, a partir do trabalho de mães e professoras com artes na APAE – Campina Grande. A proposta desta pesquisa é refletir e analisar as práticas educacionais destes/destas profissionais embasando-se nos estudos de Howard Gardner, em documentos legais sobre inclusão e em textos de educação inclusiva. Dessa forma a arte torna-se ferramenta indispensável dentro do processo de inclusão, não apenas fazendo parte de um currículo, mas investigando o desenvolvimento da pessoa com deficiência através do exercício de suas potencialidades, em seus processos de criação, integração e socialização com as pessoas com ou sem deficiência na utilização de materiais e cooperação nas oficinas de artes. Neste sentido, investigamos as contribuições das múltiplas inteligências no exercício docente de professoras da APAE descrevendo como se configuram as aulas de artes. A análise ocorre no âmbito das práticas educacionais destes/destas profissionais. Assim, vislumbra-se o desejo de que à luz das teorias de gênero na formação de professores e professoras e a prática da inclusão educacional, seja possível, ampliando as condições e oportunidade para exercício da cidadania pró-inclusão social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Contribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34153 | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T17:48:00Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29 | - |
dc.date.available | 2024-01-29T17:48:00Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Trabalhos com artes | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | APAE - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Práticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Multiple intelligences | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Art work | pt_BR |
dc.subject | Disabled people | pt_BR |
dc.subject | Association of Parents and Friends of the Exceptional - APAE | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.subject | Educational practices | pt_BR |
dc.subject | Educational inclusion | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | DUARTE, Lívia Maria Serafim. | - |
dc.creator | MORAIS, Elyziane Rhaquel Araújo. | - |
dc.creator | SANTOS, Lígia Pereira dos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions of multiple intelligences from arts work for people with disabilities. | pt_BR |
dc.identifier.citation | DUARTE, Lívia Maria Serafim; MORAIS, Elyziane Rhaquel Araújo; SANTOS, Lígia Pereira dos. Contribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1381-1386. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34153 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONTRIBUIÇÕES DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS A PARTIR DE TRABALHOS COM ARTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdf | Contribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências. - Evento II Colóquio Int. de História GT 8 2010 | 72.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.