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dc.description.resumoAs investigações sobre a inteligência são varias e antigas. Sócrates e outros filósofos gregos da antiguidade examinaram questões fundamentais sobre a hereditariedade da inteligência, a classificação de pessoas por sua inteligência (sabedoria), o papel dos sentidos e a ideia de que o conhecimento poderia ser inato. No século XIX, teorias exploravam a natureza material do corpo, para estabelecer o funcionamento da mente. Já no inicio do século XX, foi desenvolvido o teste de inteligência mais conhecido, como QI. No final do século passado, Gardner apresenta uma forma de compreender a inteligência, propondo as chamadas inteligências múltiplas. O presente trabalho traz resultados parciais de um Projeto de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campina Grande, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE em Campina Grande-PB. Neste Projeto estão sendo observadas e estimuladas as inteligências múltiplas, a partir do trabalho de mães e professoras com artes na APAE – Campina Grande. A proposta desta pesquisa é refletir e analisar as práticas educacionais destes/destas profissionais embasando-se nos estudos de Howard Gardner, em documentos legais sobre inclusão e em textos de educação inclusiva. Dessa forma a arte torna-se ferramenta indispensável dentro do processo de inclusão, não apenas fazendo parte de um currículo, mas investigando o desenvolvimento da pessoa com deficiência através do exercício de suas potencialidades, em seus processos de criação, integração e socialização com as pessoas com ou sem deficiência na utilização de materiais e cooperação nas oficinas de artes. Neste sentido, investigamos as contribuições das múltiplas inteligências no exercício docente de professoras da APAE descrevendo como se configuram as aulas de artes. A análise ocorre no âmbito das práticas educacionais destes/destas profissionais. Assim, vislumbra-se o desejo de que à luz das teorias de gênero na formação de professores e professoras e a prática da inclusão educacional, seja possível, ampliando as condições e oportunidade para exercício da cidadania pró-inclusão social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleContribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34153-
dc.date.accessioned2024-01-29T17:48:00Z-
dc.date.available2024-01-29-
dc.date.available2024-01-29T17:48:00Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectTrabalhos com artespt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectAPAE - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAEpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPráticas educacionaispt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectMultiple intelligencespt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectArt workpt_BR
dc.subjectDisabled peoplept_BR
dc.subjectAssociation of Parents and Friends of the Exceptional - APAEpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectEducational inclusionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDUARTE, Lívia Maria Serafim.-
dc.creatorMORAIS, Elyziane Rhaquel Araújo.-
dc.creatorSANTOS, Lígia Pereira dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of multiple intelligences from arts work for people with disabilities.pt_BR
dc.identifier.citationDUARTE, Lívia Maria Serafim; MORAIS, Elyziane Rhaquel Araújo; SANTOS, Lígia Pereira dos. Contribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1381-1386. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34153pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero.

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CONTRIBUIÇÕES DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS A PARTIR DE TRABALHOS COM ARTES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2010..pdfContribuições das inteligências múltiplas a partir de trabalhos com artes para pessoas com deficiências. - Evento II Colóquio Int. de História GT 8 201072.76 kBAdobe PDFView/Open


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