Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32976
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAVALCANTE, W. O. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5364488443587225pt_BR
dc.contributor.referee2FERREIRA, Jilton Joselito de Lucena.-
dc.contributor.referee2IDFERREIRA, J. J. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5294813730853073pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa temos como objetivo analisar, a partir do Relato de Experiência do autor, na posição de praticante da modalidade, como o Jiu-Jitsu pode ser relevante enquanto ferramenta educativa. A pesquisa ocorreu em contexto paraibano, circunscrita no recorte temporal do ano de 2010 até 2023. Apresentando como documentação selecionada, sobretudo, fotografias do acervo pessoal do autor. A escolha do tema foi motivada pela relevância social que desempenha a prática de esportes e as artes marciais para a sociedade como um todo, levando em consideração o papel de destaque que ocupa o Jiu-Jitsu na sociedade brasileira como um dos esportes mais populares. Em nossa análise trabalhamos com alguns autores, a exemplo de Jorge Larrosa com sua perspectiva sobre ‘experiência’, bem como Didi-Huberman e suas reflexões sobre imagem e memória. Outrossim, também dialogamos com o trabalho de Rufino e Dárido sobre a pedagogia dos esportes, dentre outras pesquisas que viabilizaram o diálogo com o campo da ciência da Educação Física. Ao final, percebemos que o Jiu-Jitsu, enquanto ferramenta educativa, tem grande potencial para contribuir positiva e integralmente na formação de seus praticantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleO Jiu-Jitsu como ferramenta educativa: um relato de experiência de um praticante da modalidade (2010-2023).pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32976-
dc.date.accessioned2023-11-20T19:26:59Z-
dc.date.available2023-11-20-
dc.date.available2023-11-20T19:26:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectJiu-Jitsu como ferramenta educativapt_BR
dc.subjectPedagogia do esportept_BR
dc.subjectArtes marciais e educaçãopt_BR
dc.subjectHistória do Jiu-Jitsu no Brasilpt_BR
dc.subjectEsportes e educaçãopt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectJiu-Jitsu as an educational toolpt_BR
dc.subjectSport pedagogypt_BR
dc.subjectMartial arts and educationpt_BR
dc.subjectHistory of Jiu-Jitsu in Brazilpt_BR
dc.subjectSports and educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Walter Oliveira Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeJiu-Jitsu as an educational tool: an experience report from a practitioner of the sport (2010-2023).pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Walter Oliveira Ferreira. O Jiu-Jitsu como ferramenta educativa: um relato de experiência de um praticante da modalidade (2010-2023). 2023. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32976pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WALTER OLIVEIRA FERREIRA CAVALCANTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA LIC. HISTÓRIA CH 2023.pdfWalter Oliveira Ferreira Cavalcante - Relato de Experiência Lic. História CH 2023.736.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.