Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ARAÚJO, R. P. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4002280686553571 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, I. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. | - |
dc.contributor.referee1ID | NASCIMENTO, R. C. G. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Danilo Alves da. | - |
dc.contributor.referee2ID | SILVA, D. A. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as práticas e saberes profissionais dos docentes da UAHIS-UFCG, ao longo da formação inicial dos discentes no curso de Licenciatura em História, contribuem para a formação de um saber docente nestes alunos. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes, assim como a grade curricular de 1986 do curso de Licenciatura da universidade e planos de disciplinas realizadas entre 2017-2021, período de minha graduação. Para dialogar com o corpus documental, a pesquisa se apoiou fundamentalmente na obra de Tardif (2000, 2002), assim como Fonseca (1993, 2003), refletindo sobre o papel da prática no processo de formação docente, especificamente na fase da formação inicial, em meio ao ambiente universitário. A pesquisa de Gimeno Sacristan (2000) e a sua reflexão sobre o papel ativo dos docentes no desenvolvimento curricular também foi de grande valia para essa pesquisa. Atravessando a análise da composição curricular do curso até as práticas docentes que os planos mostram, conclui-se que é necessário uma maior preocupação com a reflexão sobre a prática pelos próprios docentes, ao longo de toda a formação inicial, para uma aproximação maior entre a teoria e a prática, componente essencial para uma boa formação dos licenciandos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.title | “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-10 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974 | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T19:22:13Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20 | - |
dc.date.available | 2023-11-20T19:22:13Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - História | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes - UAHIS - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Unidade Acadêmica de História - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Práticas docentes - UAHIS - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial - professores de História UFCG | pt_BR |
dc.subject | Curso de Licenciatura em História - CH UFCG | pt_BR |
dc.subject | Docentes da UAHIS UFCG - saberes e práticas | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Saber docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - History | pt_BR |
dc.subject | Teaching knowledge - UAHIS - UFCG | pt_BR |
dc.subject | History Academic Unit - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Teaching practices - UAHIS - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Initial training - UFCG History teachers | pt_BR |
dc.subject | History Degree Course - CH UFCG | pt_BR |
dc.subject | UAHIS UFCG teachers - knowledge and practices | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Teaching knowledge | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARAÚJO, Rodrigo Pires de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | “Training to be a teacher?”: an analysis of teaching practices and knowledge at UAHIS-UFCG (2017-2021). | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Rodrigo Pires de. “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). 2021. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RODRIGO PIRES DE ARAÚJO - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2021.pdf | Rodrigo Pires de Araújo - Monografia Lic. História CH 2021 | 571.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.