Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, R. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4002280686553571pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Danilo Alves da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, D. A.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma as práticas e saberes profissionais dos docentes da UAHIS-UFCG, ao longo da formação inicial dos discentes no curso de Licenciatura em História, contribuem para a formação de um saber docente nestes alunos. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes, assim como a grade curricular de 1986 do curso de Licenciatura da universidade e planos de disciplinas realizadas entre 2017-2021, período de minha graduação. Para dialogar com o corpus documental, a pesquisa se apoiou fundamentalmente na obra de Tardif (2000, 2002), assim como Fonseca (1993, 2003), refletindo sobre o papel da prática no processo de formação docente, especificamente na fase da formação inicial, em meio ao ambiente universitário. A pesquisa de Gimeno Sacristan (2000) e a sua reflexão sobre o papel ativo dos docentes no desenvolvimento curricular também foi de grande valia para essa pesquisa. Atravessando a análise da composição curricular do curso até as práticas docentes que os planos mostram, conclui-se que é necessário uma maior preocupação com a reflexão sobre a prática pelos próprios docentes, ao longo de toda a formação inicial, para uma aproximação maior entre a teoria e a prática, componente essencial para uma boa formação dos licenciandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.title“Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021).pt_BR
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974-
dc.date.accessioned2023-11-20T19:22:13Z-
dc.date.available2023-11-20-
dc.date.available2023-11-20T19:22:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectSaberes docentes - UAHIS - UFCGpt_BR
dc.subjectUnidade Acadêmica de História - UFCGpt_BR
dc.subjectPráticas docentes - UAHIS - UFCGpt_BR
dc.subjectFormação inicial - professores de História UFCGpt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em História - CH UFCGpt_BR
dc.subjectDocentes da UAHIS UFCG - saberes e práticaspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectSaber docentept_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectTeaching knowledge - UAHIS - UFCGpt_BR
dc.subjectHistory Academic Unit - UFCGpt_BR
dc.subjectTeaching practices - UAHIS - UFCGpt_BR
dc.subjectInitial training - UFCG History teacherspt_BR
dc.subjectHistory Degree Course - CH UFCGpt_BR
dc.subjectUAHIS UFCG teachers - knowledge and practicespt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Rodrigo Pires de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Training to be a teacher?”: an analysis of teaching practices and knowledge at UAHIS-UFCG (2017-2021).pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Rodrigo Pires de. “Me formando a ser professor?”: uma análise de práticas e saberes docentes da UAHIS-UFCG (2017-2021). 2021. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32974pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGO PIRES DE ARAÚJO - MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2021.pdfRodrigo Pires de Araújo - Monografia Lic. História CH 2021571.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.