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Title: Universidade Federal de Campina Grande: uma análise documental dos planos da disciplina de letras.
Other Titles: Federal University of Campina Grande: a documentary analysis of the humanities subject plans.
Universidad Federal de Campina Grande: un análisis documental de los planes de estudio de humanidades.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Jamila Thaís Tavares do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: UCHOA, Maria Adriana Domingos da Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BELO, José Tiago Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LOIOLA, Ellen Soares de.
Keywords: Plano de curso;Análise documental;Disciplina de Libras. lingua de sinais - estudo e ensino;Libras - plano de ensino;Disciplina de libras - análise documental;Course plan;Document analysis;Libras discipline;Sign language - study and teaching;Libras - teaching plan;Pounds discipline - document analysis;Plan de curso;lengua de signos: estudio y enseñanza;Libras - plan de enseñanza
Issue Date: 29-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO. Jamila Thaís Tavares do. Universidade Federal de Campina Grande: uma análise documental dos planos da disciplina de Libras. 2022. 82 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32405
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo é uma análise documental dos planos da disciplina de Libras como segunda língua (L2) entre 2017.1 e 2022.1. Esta disciplina é ofertada pelo curso de Letras Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para atender a demanda das licenciaturas e bacharéis, ou seja, turmas heterogêneas. A maioria dos professores desse componente curricular são surdos e têm o português como L2, diante disso, será que a disciplina de Libras tem a tendência de ensinar conteúdo prático em detrimento do conteúdo teórico? Esta pergunta foi respondida diante dos objetivos de: I) selecionar, aleatoriamente, planos da disciplina desenvolvidos pelos professores; II) categorizar todos os seis itens do plano e observar incoerências; e por fim; III) descobrir mediante gráficos a porcentagem entre teoria e prática na escolha do conteúdo dos professores e por fim; IV) fazer uma proposta de plano de curso que que se preocupe com a absolvição do aluno que o utiliza como ferramenta teórica e prática, conforme Libâneo (1990, p. 228) e Gesser; Costa; Viviani, (2009). Os critérios de coerência didática tiveram como base Gesser (2010). Portanto, o presente e trabalho de natureza bibliográfica, com abordagem de pesquisa documental, baseou suas considerações nas informações categorizadas encontradas e apresentadas, graficamente. Como resultado, foram encontradas diversas incongruências em quase todos os itens de todos os planos de ensino. Ao final, a análise faz considerações sobre pontos positivos e negativos de cada item estudado. Como recomendação o texto apresenta sugestão de plano de curso que possa ser seguido ou inspirado para o desenvolvimento e proveito de futuras aulas.
Abstract: This study is a documentary analysis of the Libras discipline plans as second language (L2) between 2017.1 and 2022.1. This discipline is offered by the Libras letters from the Federal University of Campina Grande (UFCG) to meet the demand for undergraduate and bachelor's degrees, that is, heterogeneous classes. The majority of teachers of this curricular component are deaf and have Portuguese as their L2, Given this, does the Libras discipline have a tendency to teach content practical to the detriment of theoretical content? This question was answered before the objectives of: I) randomly selecting discipline plans developed by teachers; II) categorize all six items of the plan and observe inconsistencies; and for end; III) discover through graphs the percentage between theory and practice in the choice the content of the teachers and finally; IV) make a proposal for a course plan that that is concerned with the acquittal of the student who uses it as a theoretical and practice, according to Libâneo (1990, p. 228) and Gesser; Coast; Viviani, (2009). The criteria of didactic coherence were based on Gesser (2010). Therefore, the present and work of a bibliographic nature, with a documentary research approach, based your considerations in the categorized information found and presented, graphically. As a result, several inconsistencies were found in almost all items from all teaching plans. In the end, the analysis makes considerations about positive and negative points of each item studied. As a recommendation the text presents a suggestion for a course plan that can be followed or inspired to the development and benefit of future classes.
???metadata.dc.description.resumen???: Este estudio es un análisis documental de los planes disciplinarios de Libras como segunda lengua (L2) entre 2017.1 y 2022.1. Esta disciplina es ofrecida por el Cartas de Libra de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG) para afrontar el demanda de títulos de pregrado y licenciatura, es decir, clases heterogéneas. La mayoría de Los profesores de este componente curricular son sordos y tienen el portugués como L2. Teniendo esto en cuenta, ¿la disciplina de Libra tiene tendencia a enseñar contenidos ¿Práctico en detrimento del contenido teórico? Esta pregunta fue respondida antes de que objetivos de: I) seleccionar aleatoriamente planes de disciplina desarrollados por profesores; II) categorizar los seis elementos del plan y observar inconsistencias; y por fin; III) descubrir a través de gráficas el porcentaje entre teoría y práctica en la elección el contenido de los docentes y finalmente; IV) hacer una propuesta de plan de curso que que se refiere a la absolución del estudiante que lo utiliza como base teórica y práctica, según Libâneo (1990, p. 228) y Gesser; Costa; Viviani, (2009). El criterio de coherencia didáctica se basaron en Gesser (2010). Por lo tanto, el presente y trabajo de carácter bibliográfico, con enfoque de investigación documental, basado sus consideraciones en la información categorizada encontrada y presentada, gráficamente. Como resultado, se encontraron varias inconsistencias en casi todos los elementos de todos los planes docentes. Al final, el análisis hace consideraciones sobre los puntos positivos y negativos de cada ítem estudiado. Como recomendación la El texto presenta una sugerencia para un plan de curso que puede seguirse o inspirarse para el desarrollo y beneficio de clases futuras.
Keywords: Plano de curso
Análise documental
Disciplina de Libras. lingua de sinais - estudo e ensino
Libras - plano de ensino
Disciplina de libras - análise documental
Course plan
Document analysis
Libras discipline
Sign language - study and teaching
Libras - teaching plan
Pounds discipline - document analysis
Plan de curso
lengua de signos: estudio y enseñanza
Libras - plan de enseñanza
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32405
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