Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1UCHOA, Maria Adriana Domingos da Costa.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, M. A. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749287251951273pt_BR
dc.contributor.referee1BELO, José Tiago Ferreira.-
dc.contributor.referee1IDBELO, José Tiago Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9564146131381581pt_BR
dc.contributor.referee2LOIOLA, Ellen Soares de.-
dc.contributor.referee2IDLOIOLA, É. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658019958102679pt_BR
dc.description.resumoEste estudo é uma análise documental dos planos da disciplina de Libras como segunda língua (L2) entre 2017.1 e 2022.1. Esta disciplina é ofertada pelo curso de Letras Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para atender a demanda das licenciaturas e bacharéis, ou seja, turmas heterogêneas. A maioria dos professores desse componente curricular são surdos e têm o português como L2, diante disso, será que a disciplina de Libras tem a tendência de ensinar conteúdo prático em detrimento do conteúdo teórico? Esta pergunta foi respondida diante dos objetivos de: I) selecionar, aleatoriamente, planos da disciplina desenvolvidos pelos professores; II) categorizar todos os seis itens do plano e observar incoerências; e por fim; III) descobrir mediante gráficos a porcentagem entre teoria e prática na escolha do conteúdo dos professores e por fim; IV) fazer uma proposta de plano de curso que que se preocupe com a absolvição do aluno que o utiliza como ferramenta teórica e prática, conforme Libâneo (1990, p. 228) e Gesser; Costa; Viviani, (2009). Os critérios de coerência didática tiveram como base Gesser (2010). Portanto, o presente e trabalho de natureza bibliográfica, com abordagem de pesquisa documental, baseou suas considerações nas informações categorizadas encontradas e apresentadas, graficamente. Como resultado, foram encontradas diversas incongruências em quase todos os itens de todos os planos de ensino. Ao final, a análise faz considerações sobre pontos positivos e negativos de cada item estudado. Como recomendação o texto apresenta sugestão de plano de curso que possa ser seguido ou inspirado para o desenvolvimento e proveito de futuras aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleUniversidade Federal de Campina Grande: uma análise documental dos planos da disciplina de letras.pt_BR
dc.date.issued2023-06-29-
dc.description.abstractThis study is a documentary analysis of the Libras discipline plans as second language (L2) between 2017.1 and 2022.1. This discipline is offered by the Libras letters from the Federal University of Campina Grande (UFCG) to meet the demand for undergraduate and bachelor's degrees, that is, heterogeneous classes. The majority of teachers of this curricular component are deaf and have Portuguese as their L2, Given this, does the Libras discipline have a tendency to teach content practical to the detriment of theoretical content? This question was answered before the objectives of: I) randomly selecting discipline plans developed by teachers; II) categorize all six items of the plan and observe inconsistencies; and for end; III) discover through graphs the percentage between theory and practice in the choice the content of the teachers and finally; IV) make a proposal for a course plan that that is concerned with the acquittal of the student who uses it as a theoretical and practice, according to Libâneo (1990, p. 228) and Gesser; Coast; Viviani, (2009). The criteria of didactic coherence were based on Gesser (2010). Therefore, the present and work of a bibliographic nature, with a documentary research approach, based your considerations in the categorized information found and presented, graphically. As a result, several inconsistencies were found in almost all items from all teaching plans. In the end, the analysis makes considerations about positive and negative points of each item studied. As a recommendation the text presents a suggestion for a course plan that can be followed or inspired to the development and benefit of future classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32405-
dc.date.accessioned2023-10-26T19:24:55Z-
dc.date.available2023-10-26-
dc.date.available2023-10-26T19:24:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPlano de cursopt_BR
dc.subjectAnálise documentalpt_BR
dc.subjectDisciplina de Libras. lingua de sinais - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLibras - plano de ensinopt_BR
dc.subjectDisciplina de libras - análise documentalpt_BR
dc.subjectCourse planpt_BR
dc.subjectDocument analysispt_BR
dc.subjectLibras disciplinept_BR
dc.subjectSign language - study and teachingpt_BR
dc.subjectLibras - teaching planpt_BR
dc.subjectPounds discipline - document analysispt_BR
dc.subjectPlan de cursopt_BR
dc.subjectlengua de signos: estudio y enseñanzapt_BR
dc.subjectLibras - plan de enseñanzapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Jamila Thaís Tavares do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFederal University of Campina Grande: a documentary analysis of the humanities subject plans.pt_BR
dc.title.alternativeUniversidad Federal de Campina Grande: un análisis documental de los planes de estudio de humanidades.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO. Jamila Thaís Tavares do. Universidade Federal de Campina Grande: uma análise documental dos planos da disciplina de Libras. 2022. 82 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32405pt_BR
dc.description.resumenEste estudio es un análisis documental de los planes disciplinarios de Libras como segunda lengua (L2) entre 2017.1 y 2022.1. Esta disciplina es ofrecida por el Cartas de Libra de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG) para afrontar el demanda de títulos de pregrado y licenciatura, es decir, clases heterogéneas. La mayoría de Los profesores de este componente curricular son sordos y tienen el portugués como L2. Teniendo esto en cuenta, ¿la disciplina de Libra tiene tendencia a enseñar contenidos ¿Práctico en detrimento del contenido teórico? Esta pregunta fue respondida antes de que objetivos de: I) seleccionar aleatoriamente planes de disciplina desarrollados por profesores; II) categorizar los seis elementos del plan y observar inconsistencias; y por fin; III) descubrir a través de gráficas el porcentaje entre teoría y práctica en la elección el contenido de los docentes y finalmente; IV) hacer una propuesta de plan de curso que que se refiere a la absolución del estudiante que lo utiliza como base teórica y práctica, según Libâneo (1990, p. 228) y Gesser; Costa; Viviani, (2009). El criterio de coherencia didáctica se basaron en Gesser (2010). Por lo tanto, el presente y trabajo de carácter bibliográfico, con enfoque de investigación documental, basado sus consideraciones en la información categorizada encontrada y presentada, gráficamente. Como resultado, se encontraron varias inconsistencias en casi todos los elementos de todos los planes docentes. Al final, el análisis hace consideraciones sobre los puntos positivos y negativos de cada ítem estudiado. Como recomendación la El texto presenta una sugerencia para un plan de curso que puede seguirse o inspirarse para el desarrollo y beneficio de clases futuras.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAMILA THAIS TAVARES DO NASCIMENO - TCC LETRAS LIBRAS CH 2022.pdfJamila Thais Tavares do Nascimento - TCC Letras Libras CH 20224.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.