Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31067
Title: Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de alfabetização cientifica.
Other Titles: Fake News and science teaching: exploring indicators of scientific literacy.
???metadata.dc.creator???: NUNES, Thatiane da Mota.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ROCHA, Diego Marceli.
???metadata.dc.contributor.referee1???: XAVIER, Maria Kamylla e Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FIGUEIRÊDO, Gustavo de Alencar.
Keywords: Ensino de ciências;Indicadores de alfabetização científica;Fake News;Sequência didática;Radiação eletromagnética;Tecnologias digitais da informação e comunicação;Science teaching;Scientific literacy indicators;Following teaching;Electromagnetic radiation;Digital information and communication technologies
Issue Date: 27-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES, Thatiane da Mota. Fake News e o ensino de ciências: explorando Indicadores de Alfabetização Científica. 2023. 99f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, a disseminação dos mais variados tipos de informação ganhou destaque nas últimas décadas e, com isso, a perspectiva das Fake News inundaram o universo digital das mais diferentes formas. Neste cenário, podemos pensar sobre o papel da escola, em especial, do Ensino de Ciências para contribuir com a minimização dos efeitos causados pela alta circulação de notícias falsas. Neste estudo, consideramos o desenvolvimento da Alfabetização Científica como relevante para auxiliar neste processo de conscientização acerca da problemática das Fake News. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e pesquisa-ação. Desenvolvemos uma sequência didática com 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, apoiada na temática da Radiação Eletromagnética, dentro do contexto das Fake News, utilizando como estratégias metodológicas o desenvolvimento de debates e de um júri-simulado, onde buscamos encontrar Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron (2008). Os resultados revelaram um conhecimento limitado dos estudantes sobre as Fake News, destacando a necessidade de conscientização acerca de seus impactos. Além disso, os Indicadores de Alfabetização Científica observados durante a dinâmica do júri-simulado, levantam questões para futuras investigações relacionadas aos fatores que influenciaram a manifestação destes Indicadores.
Abstract: Whit the advent of Digital Information and Comunication Technologies, the dissemination of various types of information has gained prominence in recent decades, and as a result, the perspective of Fake News has inundated the digital world in various forms. In this scenario, we can consider the role of schools, particulary, Science Education, in contributing to the minimization of the effects caused by the high circulation os Fake News. In this study, we consider the development of Scientific Literacy as relevant to assist in raising awareness about the issue of Fake News. This research adopts a qualitative approach, specifically a case study and action research. We developed a Didatic Sequence involving 24 students from the 9th grade of Elementary School, focusing on the theme of Eletromagnetic Radiation within the context of Fake News. The methodological strategies employed included the facilitation of debats and a simulated jury, aimed at identifying the Scientific Literacy Indicators proposed by Sasseron (2008). The results revealed a limited knowledge among the students regarding Fake News, underscoring the need for awareness regarding its impacts. Futhermore, the observed Scientific Literacy Indicators during the simulated jury rase questions for future investigations regarding the factors influencing the manifestation of these Indicators.
Keywords: Ensino de ciências
Indicadores de alfabetização científica
Fake News
Sequência didática
Radiação eletromagnética
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Science teaching
Scientific literacy indicators
Following teaching
Electromagnetic radiation
Digital information and communication technologies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31067
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THATIANE DA MOTA NUNES. MONOGRAFIA FÍSICA. CFP 2023.pdfThatiane da Mota Nunes. Monografia Física. CFP 2023.998.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.