Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALO, R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018258510416882pt_BR
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.-
dc.description.resumoO ensino médio é uma etapa de grande importância para a vida do estudante, é nela que há a preparação para o mercado de trabalho e para a inserção dos jovens em cursos superiores, sendo também, a última fase da educação básica no sistema educacional brasileiro, contudo, a lei nº 13.415/2017 propôs uma reestruturação no modelo de ensino médio no Brasil, principalmente no currículo e na metodologia de ensino. Diversas áreas foram modificadas, principalmente o ensino da Geografia, visto que, as mudanças geram reflexões acerca de seus possíveis impactos, o referido trabalho tem como objetivo principal realizar uma revisão bibliográfica acerca dos possíveis impactos ocasionados no ensino da Geografia em decorrência da proposta do novo ensino médio. Para alcançar o objetivo principal, tem-se os seguintes objetivos específicos: compreender as principais mudanças ocorridas com a proposta do novo ensino médio no Brasil, elencar os principais efeitos ocasionados no ensino de Geografia com o novo ensino médio na educação básica brasileira; realizar uma breve discussão acerca das mudanças no ensino médio brasileiro sob a ótica do ensino da Geografia nas escolas públicas. A pesquisa foi do tipo bibliográfica, os materiais foram coletados em repositórios, revistas, sites educacionais e livros. Percebe-se que a proposta do novo ensino traz consigo impactos negativos como a reformulação dos currículos, flexibilização curricular e desafios para adaptação dos docentes e das escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleNovo ensino médio no Brasil: possíveis impactos no ensino da Geografia.pt_BR
dc.date.issued2023-06-19-
dc.description.abstractSecondary education is a stage of great importance for the student's life, it is where there is preparation for the job market and for the insertion of young people in higher education courses, and it is also the last phase of basic education in the Brazilian education system, however, law nº 13,415/2017 proposed a restructuring of the secondary education model in Brazil, mainly in terms of curriculum and teaching methodology. Several areas have been modified, mainly the teaching of Geography, since the changes generate reflections about their possible impacts, the referred work has as main objective to carry out a bibliographical review about the possible impacts caused in the teaching of Geography due to the proposal of the new high school. In order to reach the main objective, the following specific objectives are set out: to understand the main changes that occurred with the proposal of the new secondary education in Brazil, to list the main effects caused in the teaching of Geography with the new secondary education in Brazilian basic education; carry out a brief discussion about the changes in Brazilian secondary education from the perspective of teaching Geography in public schools. The research was of the bibliographical type, the materials were collected in repositories, magazines, educational sites and books. It is noticed that the proposal of the new teaching brings with it negative impacts such as the reformulation of the curricula, curricular flexibility and challenges for the adaptation of teachers and schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30712-
dc.date.accessioned2023-07-10T17:59:20Z-
dc.date.available2023-07-10-
dc.date.available2023-07-10T17:59:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectImpactos no ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino médio- Brasil-impactospt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectnew high schoolpt_BR
dc.subjectImpactspt_BR
dc.subjectHigh school- Brazil-impactspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGUEDES, Renildo de Moura.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNew high school in Brazil: possible impacts on Geography teaching.pt_BR
dc.identifier.citationGUEDES, Renildo de Moura. Novo ensino médio no Brasil: possiveis impactos no ensino da Geografia. 2023. 37f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENILDO DE MOURA GUEDES. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdfRenildo de Moura Guedes. Monografia Geografia. CFP 2023.504.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.