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dc.creator.IDCOSTA, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1540782635703920pt_BR
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.-
dc.contributor.advisor1IDFIGUEIREDO, G. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2438169816514170pt_BR
dc.contributor.referee1ROCHA , Diego Marceli.-
dc.contributor.referee2COSTA , André Pereira da.-
dc.description.resumoO fenômeno da evasão nos cursos de Licenciatura em Física é um problema recorrente na formação de professores(as). Um dos fatores que contribuem para essa problemática reside em aspectos que não estão apenas na falta de uma educação científica de base, mas em aspectos do campo da Psicologia. Dessa forma, o presente estudo trata-se de uma pesquisa explicativa com abordagem qualitativa e quantitativa, intentando realizar outro olhar sobre o fenômeno da evasão nesses cursos. Assim, busquei também compreender o “Perfil de permanência” dos(as) Licenciandos(as) em Física do CFP/UFCG, Campus de Cajazeiras – PB, e sua correlação com as experiências emocionais destes(as) a partir de suas trajetórias no curso. Para isso, recorri às compreensões de Arruda et al. (2006) e Custódio, Pietrocola e Souza-Cruz (2013) (apoiados em Silvia e Kashdan (2009)). Para coleta de dados da pesquisa foi realizada uma análise documental a partir dos históricos acadêmicos dos(as) estudantes, objetivando estabelecer o Perfil de permanência congruente ao trabalho de Arruda et al. (2006). Em seguida, foi aplicado um questionário (via Google Formulários) junto aos(às) 129 discentes ativos(as) no Curso, dentre os(as) quais 32 (trinta e dois(duas)) responderam. Com base nesse instrumento, procurei identificar aspectos sociodemográficos ou relacionados ao currículo, enquanto as respostas de questões abertas foram analisadas utilizando o método de Análise Textual Discursiva (ATD) sob a perspectiva de Moraes (2003). E, baseado em Costa (2019), recorri à utilização de testemunhos concedidos por estudantes já graduados(as). Os resultados revelam que o perfil de permanência do(a) estudante no curso de Licenciatura em Física do CFP/UFCG é bastante prolongado. Além disso, tendo por base as respostas dos questionários e os testemunhos dos(as) discentes, percebe-se que as experiências emocionais ocorrem em ciclos (independentemente da época em que a turma iniciou) e também estão relacionadas aos motivos para ingresso e permanência destes(as) juntamente com as relações entre alunos(as) e professores(as) e a própria instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titlePerfil de permanência e experiências emocionais dos(as) licenciandos(as) em Física do CFP/UFCG: testemunhos de uma trajetória de formação.pt_BR
dc.advisor1Psicologia educacionalpt_BR
dc.date.issued2023-02-15-
dc.description.abstractThe dropout phenomenon in Physics Licentiate Degrees is a recurrent problem in the training of future teachers. One of the factors that contribute to this problem resides in aspects that are not only in the lack of a basic scientific education, but in aspects of the field of Psychology. Thus, the present study is an explanatory research with a qualitative and quantitative approach, trying to analyze the dropout phenomenon in these courses from another aspect. Thus, I also sought to understand the "Permanence Profile" of the Physics Graduates of the CFP/UFCG, Cajazeiras Campus - PB, and its correlation with their emotional experiences from their trajectories in the course. For this, I resorted to the understandings of Arruda et al. (2006) and Custódio, Pietrocola and Souza-Cruz (2013) (based on Silvia and Kashdan (2009)). The research data were collected through a documental analysis based on the academic records of the students, aiming to establish the Permanence Profile congruent to the work of Arruda et al. (2006). Then, a questionnaire was applied, through Google Forms, to the 129 students active in the Course, among which 32 (thirty-two) responded. Based on this instrument, I intended to identify sociodemographic or curriculum-related aspects, while the answers to open questions were analyzed using the Discursive Textual Analysis (DTA) method from the perspective of Moraes (2003). And, based on Costa (2019), I resorted to the use of testimonies given by students who have already graduated. The results reveal that the profile of the student's permanence in the Bachelor's Degree in Physics at the CFP/UFCG is quite prolonged. In addition, based on the answers to the questionnaires and the testimonies of the students, it is clear that emotional experiences occur in cycles (regardless of the time when the class started) and are also related to the reasons for joining and staying there. together with the relationships between students and teachers and the institution itself.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29424-
dc.date.accessioned2023-04-19T23:24:16Z-
dc.date.available2023-04-19-
dc.date.available2023-04-19T23:24:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectPerfil de permanênciapt_BR
dc.subjectExperiências emocionaispt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectPermanence profilept_BR
dc.subjectEmotional experiencespt_BR
dc.subjectBachelor's Degree in Physicspt_BR
dc.subjectLicenciandos em Física - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectCurso de Física CFP UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Jefferson Santana da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePermanence profile and emotional experiences of CFP/UFCG Physics graduates: testimonies of a training trajectory.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Jefferson Santana da. Perfil de permanência e experiências emocionais dos(as) licenciandos(as) em Física do CFP/UFCG: testemunhos de uma trajetória de formação. 2023. 262f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

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