Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29404
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | PESSOA, Rodrigo Bezerra. | |
dc.contributor.advisor1ID | PESSOA, Rodrigo Bezerra. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. | |
dc.contributor.referee2 | SOUZA, Marcos Assis Pereira de. | |
dc.description.resumo | Devido a implantação do ensino remoto emergencial, muitas dúvidas referentes a essa modalidade surgiram e são tema de diversas discussões e reflexões. O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores e estudantes de geografia durante o ensino remoto em virtude da pandemia de covid- 19, em 2020. Discutir as práticas metodológicas adotadas pelos professores no decorrer desse período, assim como examinar quais foram as consequências para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo ocorreu através de uma pesquisa quali-quantitativa baseada em um estudo de caso, como ferramenta metodológica utilizou-se um questionário aplicado na escola EMEF Decisão, localizada no município de Pombal - PB, com uma turma de oitavo ano da instituição e uma entrevista com um professor de Geografia que teve como objetivo analisar os diversos contextos e problemáticas que ocorreram durante as aulas e desenvolvimento dos conteúdos. A partir desta pesquisa, foi possível detectar como a pandemia prejudicou a aprendizagem desses alunos, uma vez que, o acesso desigual às ferramentas metodológicas, internet instável ou outros fatores socioeconômicos eram barreiras diárias durante toda a jornada letiva escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia. | pt_BR |
dc.title | Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-02-08 | |
dc.description.abstract | Due to the implementation of emergency remote teaching, many doubts regarding this modality have arisen and are the subject of several discussions and reflections. The present work aims to analyze the difficulties faced by geography teachers and students during remote teaching due to the covid-19 pandemic, in 2020. To discuss the methodological practices adopted by teachers during this period, as well as to examine what were the consequences for the teaching of Geography. The methodology used in the development of this study occurred through a qualitative and quantitative research based on a case study, as a methodological tool a questionnaire was used at the EMEF Decisão school, located in the municipality of Pombal - PB, with an eighth grade class of the institution and an interview with a Geography teacher that aimed to analyze the different contexts and problems that occurred during classes and development of contents. From this research, it was possible to detect how the pandemic affected the learning of these students, since unequal access to methodological tools, unstable internet or other socioeconomic factors were daily barriers throughout the school day. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29404 | |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T23:47:20Z | |
dc.date.available | 2023-04-17 | |
dc.date.available | 2023-04-17T23:47:20Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Geografia - ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Geography - teaching | pt_BR |
dc.subject | remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NÓBREGA, Flaiany de Almeida. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Impacts of the pandemic on geography teaching: challenges and experience of an eighth grade class at the EMEF Decision School in the municipality of Pombal-PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | NÓBREGA, Flaiany de Almeida. Impactos da pandemia no ensino de geografia: desafios e vivência de uma turma de oitavo ano da escola EMEF decisão no município de Pombal-PB. 2023. 51f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FLAIANY DE ALMEIDA NÓBREGA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdf | Flaiany de Almeida Nóbrega. Monografia Geografia. CFP 2023. | 908.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.