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Title: Qualidade em serviços de internet e sua relação com o comportamento pós-compra.
Other Titles: Quality in internet services and its relations with post-purchase behavior.
???metadata.dc.creator???: LOURENCO, Nailton de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Laura Maria Aguiar.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Carlos Alberto Ximenes Carneiro da.
Keywords: Telecomunicações;Qualidade percebida de serviços;Intenção de compra;Satisfação;Recomendação;Estatísticas descritivas;Telecommunications;Perceived quality of services;Repurchase intent;Recommendation;Satsfaction
Issue Date: 7-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOURENCO, Nailton De Sousa. Qualidade em serviços de internet e sua relação com o comportamento pós-compra. 2023. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28879
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho analisa a avaliação de clientes sobre a qualidade percebida de serviços e a sua relação com o comportamento pós-compra de um provedor de serviços de telecomunicações. Com base na literatura teórica, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, utilizando o método survey com os clientes do provedor de telecomunicações, contando com 423 respostas. Para a análise, foram utilizadas estatísticas descritivas como medidas de tendência central e dispersão, e estatísticas inferenciais, como análise fatorial exploratória, correção e mediação. Os resultados indicaram que a intenção de recompra é influenciada por relações pessoais, qualidade técnica e satisfação. Nesse sentido, conclui-se que o cliente realiza uma nova contratação do serviço, quando se sente satisfeito, quando recebe o serviço conforme o contratado e quando é bem atendido pelo corpo de funcionários da empresa. O trabalho evidencia o comportamento do cliente de provedor de internet e com base nisso, fornece informações essenciais para estudo e tomada de decisão. Implicações gerenciais são discutidas com sugestões para pesquisas futuras.
Abstract: The present work analyzes the evaluation of customers about the perceived quality of services and its relationship with the post-purchase behavior of a telecommunications service provider. Based on the theoretical literature, a descriptive quantitative research was carried out, using the survey method with the customers of the telecommunications provider, with 423 responses. For the analysis, descriptive statistics were used, such as measures of central tendency and dispersion, and inferential statistics, such as exploratory factor analysis, correction and mediation. The results indicated that repurchase intention is influenced by personal relationships, technical quality and satisfaction. In this sense, it is concluded that the customer hires the service again when he feels satisfied, when he receives the service as contracted and when he is well attended by the company's staff. The work highlights the behavior of the internet provider customer and based on that, provides essential information for study and decision making. Managerial implications are discussed with suggestions for future research.
Keywords: Telecomunicações
Qualidade percebida de serviços
Intenção de compra
Satisfação
Recomendação
Estatísticas descritivas
Telecommunications
Perceived quality of services
Repurchase intent
Recommendation
Satsfaction
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28879
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