Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, J. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ABREU, Ireneide Gomes de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | ABREU, I. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | RODRIGUES, Edileuza Custódio. | - |
dc.contributor.advisor2ID | RODRIGUES, E. C. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é fruto da reflexão de experiências que se desenvolveram durante todo o curso da graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Trata-se de uma descrição e análise geral dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos, bem como do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Este estudo está organizado na forma de memorial acadêmico, que se constitui como uma forma autobiográfica de pensar a formação docente para além da racionalização científica dos trabalhos de conclusão de curso em forma da tão disseminada monografia. Segundo Passegi (2006), etimologicamente falando, enquanto palavra com origem latina o nome memorial remete a algo que faz lembrar. A autora vai além e define dois tipos: o memorial descritivo e o memorial de formação. Em ambos o narrador vai analisar seu caminho acadêmico pontuando aspectos significativos na sua formação e traçando seu projeto de vida. No primeiro, há uma reflexão individual realizada seguindo parâmetros publicados em editais como concursos, já o segundo é produzido para trabalhos de conclusão de curso com o objetivo de obtenção de título acadêmico. Seguindo esta lógica, objetiva-se reunir aqui, informações que visam informar ao leitor, desde a trajetória escolar que implicou na escolha do curso de Pedagogia, até o próprio percurso desenvolvido na graduação, dando ênfase aos componentes curriculares obrigatórios de estágio supervisionado. Portanto, este memorial de formação é dividido em algumas partes, a iniciar sobre a trajetória escolar antes do ingresso na Universidade, em busca de se conhecer se a aproximação com a docência tem alguma influência com minha história de vida anterior. Na sequência, abordo como se deu a trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia, fazendo um recorte nas aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de estudos básicos.Nesse âmbito, relato e apresento as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados, iniciando pelo estágio em gestão, estágio na educação infantil e o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental. Finalizando esta parte, apresento relatos e análises acerca das aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos. Após, apresento as considerações finais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014-09 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868 | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T11:28:44Z | - |
dc.date.available | 2023-02-16 | - |
dc.date.available | 2023-02-16T11:28:44Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - memorial | pt_BR |
dc.subject | Memorial de formação | pt_BR |
dc.subject | Memória - formação docente | pt_BR |
dc.subject | Formação Pedagógica - memorial | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - memorial | pt_BR |
dc.subject | Training memorial | pt_BR |
dc.subject | Memory - teacher training | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Training - memorial | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Jéssica Barbosa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Training in focus: experiences on the trajectory of teacher training. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Jéssica Barbosa da. Formação em foco: vivências sobre a trajetória da formação docente. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28868 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CH - Memoriais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JÉSSICA BARBOSA DA SILVA - TCC MEMORIAL LIC. PEDAGOGIA CH 2014.pdf | Jéssica Barbosa da Silva - TCC Memorial Lic. Pedagogia CH 2014 | 180.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.