Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28863
Title: | Traçando linhas e construindo sonhos: experiências e memórias da formação. |
Other Titles: | Tracing lines and building dreams: training experiences and memories. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Maria Cristina da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ABREU, Ireneide Gomes de. |
???metadata.dc.contributor.advisor2???: | RODRIGUES, Edileuza Custódio. |
Keywords: | Memorial de formação;Formação docente - memorial;Pedagogia - memorial;Memórias - formação docente;Training memorial;Teacher training - memorial;Pedagogy - memorial;Memories - teacher training;Supervised Internship - Pedagogy - CH |
Issue Date: | Sep-2014 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Maria Cristina da. Traçando linhas e construindo sonhos: experiências e memórias da formação. 2014. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28863 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar e analisar de forma reflexiva, as experiências vivenciadas ao longo do processo de formação docente do curso de Pedagogia, destacando-se as configurações dessa etapa de formação docente e a sua relação com a prática pedagógica do docente no contexto educacional social. Dentro desta perspectiva, o estágio supervisionado é uma atividade de extrema importância no processo de formação docente, atrelando a experiências teóricas vivenciadas no âmbito acadêmico, a prática existencial na sociedade contemporânea. Por meio das vivencias nos ambientes educacionais e diante das procedências reais da atuação docente, qual contribuem para reflexão sobre a organização das atividades pedagógicas, como também a o estimulo a problematização e compressão da realidade, dando suporte para estruturação deste memorial se da formação docente. Este trabalho possui entre outras finalidades, expor as experiências de estágio vivenciadas durante o processo de formação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, focando três modalidades de ensino: a atuação na gestão, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental I. Sendo comtemplados nos estágios I: Gestão na Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental I, qual objetivou ao graduando a oportunidade acompanhar, avaliar projetos e programas, além da elaboração de um subprojeto juntamente com minha parceira de estágio Edilânia de Moura Benevides, proposto para se colocado em prática na realidade da instituição, tendo como suporte a orientação da nossa professora Edileuza Custódio Rodrigues. O estágio II: Regência na Educação Infantil teve como objetivo a observação, planejamento, intervenção e analise das práticas de ensino voltadas aos discentes da Educação Infantil, compartilhando desse momento com a mesma companheira do estágio anterior, mas sob a orientação da Professora Katia Patrício B. Campos. Já no que se refere ao estágio III: A regência no ensino Fundamental I procedeu na mesma sequencia do estágio II, no entanto estas sendo voltadas para os alunos do ensino fundamental, e compartilhando a docência com as minhas colegas Morgana Cavalcante e Bárbara Patrício e com a supervisão de estágio a e orientação para elaboração do TCC as Prof.ª Drª. Ireneide Gomes de Abreu e Edileuza Custódio Rodrigues. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso está estruturado da seguinte maneira: Trajetória escolar antes do ingresso na Universidade; Trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia; Aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares que abordam os conteúdos básicos profissionais; Experiências vivenciadas durante os estágios curriculares supervisionados I, II e III; Aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos, considerações finais. Quais experiências vivenciadas serão abordadas a seguir. |
Keywords: | Memorial de formação Formação docente - memorial Pedagogia - memorial Memórias - formação docente Training memorial Teacher training - memorial Pedagogy - memorial Memories - teacher training Supervised Internship - Pedagogy - CH |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Pedagogia Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28863 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CH - Memoriais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA CRISTINA DA SILVA - TCC MEMORIAL LIC. PEDAGOGIA CH 2014.pdf | Maria Cristina da Silva - TCC Memorial Lic. Pedagogia CH 2014. | 401.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.