Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28863
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, M. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ABREU, Ireneide Gomes de. | |
dc.contributor.advisor1ID | ABREU, I. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7967580792029663 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | RODRIGUES, Edileuza Custódio. | |
dc.contributor.advisor2ID | RODRIGUES, E. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2062847108369493 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar e analisar de forma reflexiva, as experiências vivenciadas ao longo do processo de formação docente do curso de Pedagogia, destacando-se as configurações dessa etapa de formação docente e a sua relação com a prática pedagógica do docente no contexto educacional social. Dentro desta perspectiva, o estágio supervisionado é uma atividade de extrema importância no processo de formação docente, atrelando a experiências teóricas vivenciadas no âmbito acadêmico, a prática existencial na sociedade contemporânea. Por meio das vivencias nos ambientes educacionais e diante das procedências reais da atuação docente, qual contribuem para reflexão sobre a organização das atividades pedagógicas, como também a o estimulo a problematização e compressão da realidade, dando suporte para estruturação deste memorial se da formação docente. Este trabalho possui entre outras finalidades, expor as experiências de estágio vivenciadas durante o processo de formação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, focando três modalidades de ensino: a atuação na gestão, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental I. Sendo comtemplados nos estágios I: Gestão na Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental I, qual objetivou ao graduando a oportunidade acompanhar, avaliar projetos e programas, além da elaboração de um subprojeto juntamente com minha parceira de estágio Edilânia de Moura Benevides, proposto para se colocado em prática na realidade da instituição, tendo como suporte a orientação da nossa professora Edileuza Custódio Rodrigues. O estágio II: Regência na Educação Infantil teve como objetivo a observação, planejamento, intervenção e analise das práticas de ensino voltadas aos discentes da Educação Infantil, compartilhando desse momento com a mesma companheira do estágio anterior, mas sob a orientação da Professora Katia Patrício B. Campos. Já no que se refere ao estágio III: A regência no ensino Fundamental I procedeu na mesma sequencia do estágio II, no entanto estas sendo voltadas para os alunos do ensino fundamental, e compartilhando a docência com as minhas colegas Morgana Cavalcante e Bárbara Patrício e com a supervisão de estágio a e orientação para elaboração do TCC as Prof.ª Drª. Ireneide Gomes de Abreu e Edileuza Custódio Rodrigues. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso está estruturado da seguinte maneira: Trajetória escolar antes do ingresso na Universidade; Trajetória da formação durante a graduação em Pedagogia; Aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares que abordam os conteúdos básicos profissionais; Experiências vivenciadas durante os estágios curriculares supervisionados I, II e III; Aprendizagens no âmbito dos componentes curriculares do núcleo de aprofundamento e diversificação dos estudos, considerações finais. Quais experiências vivenciadas serão abordadas a seguir. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Traçando linhas e construindo sonhos: experiências e memórias da formação. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014-09 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28863 | |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T00:56:21Z | |
dc.date.available | 2023-02-15 | |
dc.date.available | 2023-02-16T00:56:21Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Memorial de formação | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - memorial | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - memorial | pt_BR |
dc.subject | Memórias - formação docente | pt_BR |
dc.subject | Training memorial | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - memorial | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy - memorial | pt_BR |
dc.subject | Memories - teacher training | pt_BR |
dc.subject | Supervised Internship - Pedagogy - CH | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Maria Cristina da. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Tracing lines and building dreams: training experiences and memories. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Cristina da. Traçando linhas e construindo sonhos: experiências e memórias da formação. 2014. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Memorial), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28863 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CH - Memoriais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA CRISTINA DA SILVA - TCC MEMORIAL LIC. PEDAGOGIA CH 2014.pdf | Maria Cristina da Silva - TCC Memorial Lic. Pedagogia CH 2014. | 401.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.