Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
Title: | O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. |
Other Titles: | The work with grammar in the Points of View Notebook of the Portuguese Language Olympiad Writing the Future. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Evanielle Freire. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FLORENCIO, José Herbertt Neves. |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | RÉGIS, Laura Dourado Loula. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SILVA, Jorge Luís Lira da. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | BAZARIM, Milene. |
Keywords: | Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro;Análise linguística;Concepções de gramática;Material didático;Prática de escrita - escolas;Ensino de gramática - aula de língua portuguesa;Gramática e ensino;Gramática internalizada;Gramática descritiva;Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa;Portuguese Language Olympiad Writing the Future;Linguistic analysis;Grammar concepts;Courseware;Writing practice - schools;Grammar teaching - Portuguese language class;Grammar and teaching;Internalized grammar;Descriptive grammar;Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics |
Issue Date: | 22-Mar-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Evanielle Freire. O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O incentivo às práticas de escrita no ensino básico, sobretudo em escolas públicas, como meio de contribuição para a formação crítica dos alunos é uma ação necessária. No entanto, grande parte dos professores de Língua Portuguesa atribuem as dificuldades desse processo de formação das competências de leitura e escrita às lacunas nos conhecimentos linguísticos que os alunos apresentam. Nesse cenário, a Olimpíada de Língua Portuguesa surge como a maior política pública de incentivo à escrita do país e oferece aos professores formações e ferramentas, como os materiais didáticos para o trabalho com gêneros, que apresentam propostas de trabalho com os eixos de leitura, escrita e análise linguística. Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as concepções de gramática, identificando as perspectivas de ensino que essas orientações adotam. Nossa hipótese é de que as orientações presentes no caderno permitem um trabalho contextualizado de gramática e dão aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para tratarmos sobre as concepções de gramática, apoiamo-nos, principalmente, nas contribuições de Neves (1994; 2017), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), Travaglia (2009). Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com as concepções de gramática descritiva, internalizada e normativa. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino inovadora. |
Keywords: | Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro Análise linguística Concepções de gramática Material didático Prática de escrita - escolas Ensino de gramática - aula de língua portuguesa Gramática e ensino Gramática internalizada Gramática descritiva Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa Portuguese Language Olympiad Writing the Future Linguistic analysis Grammar concepts Courseware Writing practice - schools Grammar teaching - Portuguese language class Grammar and teaching Internalized grammar Descriptive grammar Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguística |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EVANIELLE FREIRE LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdf | Evanielle Freire Lima - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018. | 619.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.