Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LIMA, E. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6841096432332421 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FLORENCIO, José Herbertt Neves. | |
dc.contributor.advisor1ID | FLORENCIO, J. H. N. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | RÉGIS, Laura Dourado Loula. | |
dc.contributor.advisor-co1ID | RÉGIS, L. D. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo. | |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Jorge Luís Lira da. | |
dc.contributor.referee3 | BAZARIM, Milene. | |
dc.description.resumo | O incentivo às práticas de escrita no ensino básico, sobretudo em escolas públicas, como meio de contribuição para a formação crítica dos alunos é uma ação necessária. No entanto, grande parte dos professores de Língua Portuguesa atribuem as dificuldades desse processo de formação das competências de leitura e escrita às lacunas nos conhecimentos linguísticos que os alunos apresentam. Nesse cenário, a Olimpíada de Língua Portuguesa surge como a maior política pública de incentivo à escrita do país e oferece aos professores formações e ferramentas, como os materiais didáticos para o trabalho com gêneros, que apresentam propostas de trabalho com os eixos de leitura, escrita e análise linguística. Mediante a necessidade de promover um ensino inovador de gramática, o presente trabalho busca investigar qual o tratamento dado às orientações de gramática no caderno Pontos de Vista, material orientador para o trabalho com gênero Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no material, descrevendo e relacionando tais orientações com as concepções de gramática, identificando as perspectivas de ensino que essas orientações adotam. Nossa hipótese é de que as orientações presentes no caderno permitem um trabalho contextualizado de gramática e dão aos professores o suporte necessário para o ensino de leitura e escrita. Para tratarmos sobre as concepções de gramática, apoiamo-nos, principalmente, nas contribuições de Neves (1994; 2017), Antunes (2007, 2014), Possenti (1996), Travaglia (2009). Para discutirmos as perspectivas de ensino, baseamo-nos nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006) e Lima, Marcuschi e Teixeira (2012). De modo geral, percebemos que as orientações se voltam para a análise do funcionamento das estruturas linguísticas de acordo com as concepções de gramática descritiva, internalizada e normativa. Além disso, as orientações priorizam o trabalho sob uma perspectiva de ensino inovadora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-03-22 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675 | |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T11:24:11Z | |
dc.date.available | 2023-01-06 | |
dc.date.available | 2023-01-06T11:24:11Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro | pt_BR |
dc.subject | Análise linguística | pt_BR |
dc.subject | Concepções de gramática | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Prática de escrita - escolas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de gramática - aula de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gramática e ensino | pt_BR |
dc.subject | Gramática internalizada | pt_BR |
dc.subject | Gramática descritiva | pt_BR |
dc.subject | Caderno Pontos de Vista - Olimpíada de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Portuguese Language Olympiad Writing the Future | pt_BR |
dc.subject | Linguistic analysis | pt_BR |
dc.subject | Grammar concepts | pt_BR |
dc.subject | Courseware | pt_BR |
dc.subject | Writing practice - schools | pt_BR |
dc.subject | Grammar teaching - Portuguese language class | pt_BR |
dc.subject | Grammar and teaching | pt_BR |
dc.subject | Internalized grammar | pt_BR |
dc.subject | Descriptive grammar | pt_BR |
dc.subject | Pontos de Vista Notebook - Portuguese Language Olympics | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Evanielle Freire. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The work with grammar in the Points of View Notebook of the Portuguese Language Olympiad Writing the Future. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Evanielle Freire. O trabalho com a gramática no Caderno Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28675 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EVANIELLE FREIRE LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdf | Evanielle Freire Lima - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018. | 619.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.