Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARTINS, J. F. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9654425086805727pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Aluska Silva.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.referee1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, P. N.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como principal objetivo analisar o livro Cobras e Lagartos, de Wania Amarante, do acervo do PNBE/2014 e sugerir uma abordagem metodológica da obra para sala de aula. E, de forma específica, observar o que propõe o Plano Nacional Biblioteca na Escola para subsidiar o trabalho com textos literários na sala de aula; analisar estilisticamente o livro Cobras e Lagartos, de Wania Amarante e propor uma abordagem metodológica que desperte interesse dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O embasamento teórico que norteou nossa pesquisa dividiu-se em três etapas: no primeiro fez-se necessário destacar a importância da poesia para a literatura infantil, foram estudados vários autores, entre eles podemos citar Bordini(1986), Alves(2012), Coelho(1991), Cosson(2014). O segundo momento, refletimos sobre o edital de convocação para inscrição de obras de literárias do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), em seguida discutimos um pouco sobre o que evidencia o acervo de 2014, do presente edital e ainda nesse tópico ressaltamos o que diz o acervo específico dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de como se deu o processo de seleção para esse referido ano, desse modo, abordamos o que ressalta Brasil(2014). E o terceiro momento, analisamos a obra Cobras e Lagartos, do referido programa, para essa análise evidenciamos também a presença de animais na literatura infantil e lançamos mão de algumas abordagens metodológicas de poesia infantil para a obra analisada em sala de aula, nos embasamos assim, dentre outros, em Held(1980). Vale destacar que os poemas analisados tiveram o intuito de apontar o valor estético dos poemas e a proximidade que os poemas estabelecem com o universo dos bichos, na intenção de aguçar a atenção das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleUm olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the book Cobras e Lagartos of Wania Amarante, from the collection of PNBE/2014 and suggest a methodological approach to work for the classroom. And, specifically, look at what the proposed National Plan School Library to subsidize the work with literary texts in the classroom; to analyze stylistically the book Cobras e Lagartos, of Wania Amarante and propose a methodological approach to arouse students' interest in the early years of elementary school. The theoretical framework that guided our research was divided into three stages: in the first stage, it was necessary to highlight the importance of poetry for children's literature, several were studied authors, among them we can mention Bordini (1986), Rabbit (1991), Alves (2012), and Cosson (2014); in the second stage, we reflect on the call notice for registration of works of literary National Library Program School (PNBE), and then discussed about what evidences the 2014 collection, the announcement and, still on this topic, the specific achievements of the early years of elementary school – how was the selection process for this year; for this, we used Brazil (2014). In the last stage, we analyze the book Cobras e Lagartos, from the referred program; for this analysis, we also evidenced the presence of animals in children's literature and lay hold of some methodological approaches of nursery rhymes for the book analyzed in the classroom. We based ourselves, among others, in Held (1980). Perceive that the analyzed poems were designed to point the aesthetic value of the poems and the closeness that the poems have with the universe of animals, with the intention to sharpen the children's attention.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600-
dc.date.accessioned2023-01-04T12:22:32Z-
dc.date.available2023-01-04-
dc.date.available2023-01-04T12:22:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional Biblioteca na Escola - PNBEpt_BR
dc.subjectPoesia infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantil - poesiapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectWania Amarante - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCobras e Lagartos - Wania Amarante - literatura infantilpt_BR
dc.subjectNational School Library Program - PNBEpt_BR
dc.subjectChildren's poetrypt_BR
dc.subjectChildren's Literature - Poetrypt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectWania Amarante - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectSnakes and Lizards - Wania Amarante - children's literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARTINS, Joseane de Fátima Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA look at children's poetry in the PNBE: an approach to the work Cobras e Lagartospt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Joseane de Fátima Vieira. Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEANE DE FÁTIMA VIEIRA MARTINS - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfJoseane de Fátima Veira Martins - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 20152.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.