Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BARROS, L. O. V. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2043816245943892 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | DANTAS, Aloísio de Medeiros. | - |
dc.contributor.advisor1ID | DANTAS, A. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1108640517726697 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | XAVIER, Manassés Morais. | - |
dc.contributor.referee1ID | XAVIER, M. M. | pt_BR |
dc.description.resumo | O recente termo, ao qual chamamos de linguística, é uma ciência que tem como papel primordial estudar a estrutura e evolução da linguagem humana, contribuindo para a nossa compreensão sobre o funcionamento da língua como instrumento de interação social. É justamente com a preocupação de refletir sobre esse conhecimento que nos interessamos em observar o trabalho da língua como parte do planejamento daqueles que atuam na educação, tornando-se necessário formar professores conhecedores da natureza e do funcionamento da linguagem nas suas diversas circunstâncias de ensino, para que, posteriormente, saibam adequar as teorias vigentes com a melhor forma de aplicação desse estudo em sala de aula. Com essa observação, objetivamos a partir dessa monografia analisar e compreender como os manuais de linguística: Introdução aos estudos linguísticos, de Francisco da Silva Borba (1987), e Manual de linguística, de Mário Eduardo Martelotta (2008), propõem tarefas para o ensino de Línguas. Especificamente, objetivamos analisar como eles podem constituir-se num auxílio para o trabalho do professor de Português dos cursos de Letras; descrever as posições do sujeito linguista e do sujeito professor; e verificar como essas posições se articulam às formações dos professores. Para atender tais objetivos, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: De que modo os manuais de linguística “Introdução aos estudos linguísticos”, de Francisco da Silva Borba, e Manual de linguística, de Mário Eduardo Martelotta, apresentam propostas de ensino para a Língua Portuguesa? Nesse trabalho, que possui uma abordagem qualitativa e explicativa, com uma pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, utilizamos os conceitos da Análise do Discurso (AD) à luz dos autores: Indursky (2000); Orlandi (2001); Pechêux (1988). Dentre alguns dos resultados pretendidos, merece destaque a observação de que o uso mais recorrente dos manuais de linguística tomados como apoio para o ensino se deu com maior ênfase na década de 1980. Destaque-se, nessa época houve uma expansão das fronteiras da Linguística Aplicada, multiplicando-se os efeitos das teorias linguísticas na educação, ou seja, quando houve, de fato, uma necessidade de aprofundamento nos estudos sobre a linguagem e seus usos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | Posições-sujeito sobre o ensino de língua em manuais de linguística. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597 | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T20:41:16Z | - |
dc.date.available | 2023-01-03 | - |
dc.date.available | 2023-01-03T20:41:16Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Manuais de linguística | pt_BR |
dc.subject | Posições-sujeito - ensino de língua | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores - linguística | pt_BR |
dc.subject | Introdução aos estudos linguísticos - Borba - manual | pt_BR |
dc.subject | Manual de linguística - Martelotta | pt_BR |
dc.subject | Formação discursiva | pt_BR |
dc.subject | Sujeito - concepção - linguística | pt_BR |
dc.subject | Letramento - formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Linguistics textbooks | pt_BR |
dc.subject | Subject positions - language teaching | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - linguistics | pt_BR |
dc.subject | Introduction to linguistic studies - Borba - manual | pt_BR |
dc.subject | Linguistics Handbook - Martelotta | pt_BR |
dc.subject | Discursive formation | pt_BR |
dc.subject | Subject - conception - linguistics | pt_BR |
dc.subject | Literacy - teacher training | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BARROS, Luana Oliveira Vital. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Subject positions on language teaching in linguistics manuals. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BARROS, Luana Oliveira Vital. Posições-sujeito sobre o ensino de língua em manuais de linguística. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUANA OLIVEIRA VITAL BARROS - MON. LIC. LÍNGUA POSTUGUESA CH 2014.pdf | Luana Oliveira Vital Barros - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2014 | 407.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.