Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568
Title: | Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos. |
Other Titles: | Circulation and production of textual genres in pedagogical blogs. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Theodora Barbosa da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | RAFAEL, Edmilson Luiz. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SILVA, Williany Miranda da. |
Keywords: | Blogs pedagógicos;Pedagogical blogs;Gêneros textuais - circulação em blogs;Text genres - circulation in blogs;Blog como ferramenta pedagógica;Blogging as a pedagogical tool;Análise de blogs;Blog analytics;Linguística aplicada;Applied Linguistics |
Issue Date: | 24-Sep-2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Theodora Barbosa da. Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos. 2013. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O blog, ferramenta virtual de entretenimento, quando utilizado com finalidade pedagógica e esta, visando, prioritariamente, auxiliar o trabalho do professor de língua portuguesa nas aulas presenciais, torna-se um meio que favorece em larga escala e produção e a circulação de gêneros textuais diversos. Desse modo, nosso objetivo neste trabalho consiste em analisar oito blogs considerados pedagógicos, para, assim, identificarmos quais gêneros textuais circulam nesses espaços. A posteriori, procuraremos averiguar dentre os blogs analisados, quais gêneros foram ou não resultado de produção escolar. Para isso, utilizaremos como referencial teórico para respaldar nossa análise Alves e Silva (2011, 2012); Marcuschi (2008,2011); Bazerman (2006); Rojo (2009), Soares (2002), Kleiman (2008); Xavier (2011). A questão que norteou esta pesquisa foi a seguinte: “Que gêneros circulam em blogs, com finalidade pedagógica, administrados por professores de língua portuguesa da educação básica?”. Para alcançarmos tal reposta, nos ancoramos no campo da Linguística Aplicada para uma análise do corpus de abordagem qualitativa, no qual estudamos os fenômenosem determinado loca e procuramos interpretar os significados. De acordo com a classificação prevista pelos objetivos, é do tipo exploratório e descritivo, portanto, nos debruçamos sobre o corpus de análise para chegarmos ao seguinte resultado: os blogs pedagógicos favorecem a produção dos alunos em dois ambientes distintos, nas aulas presenciais e no meio virtual, já que os professores administradores se encarregam de postar produções dos alunos no ambiente virtual e essas produções estimulam a realização de outros gêneros oriundos de produções postadas no blog. |
Keywords: | Blogs pedagógicos Pedagogical blogs Gêneros textuais - circulação em blogs Text genres - circulation in blogs Blog como ferramenta pedagógica Blogging as a pedagogical tool Análise de blogs Blog analytics Linguística aplicada Applied Linguistics |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguística |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
THEODORA BARBOSA DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdf | Theodora Barbosa da Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2013 | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.