Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, T. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4776199162435660pt_BR
dc.contributor.advisor1RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDRAFAEL, E. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2629616354978358pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.description.resumoO blog, ferramenta virtual de entretenimento, quando utilizado com finalidade pedagógica e esta, visando, prioritariamente, auxiliar o trabalho do professor de língua portuguesa nas aulas presenciais, torna-se um meio que favorece em larga escala e produção e a circulação de gêneros textuais diversos. Desse modo, nosso objetivo neste trabalho consiste em analisar oito blogs considerados pedagógicos, para, assim, identificarmos quais gêneros textuais circulam nesses espaços. A posteriori, procuraremos averiguar dentre os blogs analisados, quais gêneros foram ou não resultado de produção escolar. Para isso, utilizaremos como referencial teórico para respaldar nossa análise Alves e Silva (2011, 2012); Marcuschi (2008,2011); Bazerman (2006); Rojo (2009), Soares (2002), Kleiman (2008); Xavier (2011). A questão que norteou esta pesquisa foi a seguinte: “Que gêneros circulam em blogs, com finalidade pedagógica, administrados por professores de língua portuguesa da educação básica?”. Para alcançarmos tal reposta, nos ancoramos no campo da Linguística Aplicada para uma análise do corpus de abordagem qualitativa, no qual estudamos os fenômenosem determinado loca e procuramos interpretar os significados. De acordo com a classificação prevista pelos objetivos, é do tipo exploratório e descritivo, portanto, nos debruçamos sobre o corpus de análise para chegarmos ao seguinte resultado: os blogs pedagógicos favorecem a produção dos alunos em dois ambientes distintos, nas aulas presenciais e no meio virtual, já que os professores administradores se encarregam de postar produções dos alunos no ambiente virtual e essas produções estimulam a realização de outros gêneros oriundos de produções postadas no blog.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleCirculação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos.pt_BR
dc.date.issued2013-09-24-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568-
dc.date.accessioned2023-01-03T12:20:31Z-
dc.date.available2023-01-03-
dc.date.available2023-01-03T12:20:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBlogs pedagógicospt_BR
dc.subjectPedagogical blogspt_BR
dc.subjectGêneros textuais - circulação em blogspt_BR
dc.subjectText genres - circulation in blogspt_BR
dc.subjectBlog como ferramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectBlogging as a pedagogical toolpt_BR
dc.subjectAnálise de blogspt_BR
dc.subjectBlog analyticspt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Theodora Barbosa da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCirculation and production of textual genres in pedagogical blogs.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Theodora Barbosa da. Circulação e produção de gêneros textuais em blogs pedagógicos. 2013. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28568pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THEODORA BARBOSA DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdfTheodora Barbosa da Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20131.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.