Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506
Title: | A categoria “verbo” na carta do leitor: do ensino gramatical à produção de gênero. |
Other Titles: | The “verb” category in the reader's letter: from grammatical teaching to gender production. |
???metadata.dc.creator???: | ANANIAS, Priscila Raposo. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Williany Miranda da. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ARAÚJO , Denise Lino de. |
Keywords: | Gênero textual;Verbo e ensino;Carta de leitor - gênero textual;Sequência didática;Verbo - perspectiva textual e funcionalista;Verbo - perspectiva normativa;Textual genre;Verb and teaching;Reader's letter - textual genre;Following teaching;Verb - textual and functionalist perspective;Verb - normative perspective |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ANANIAS, Priscila Raposo. A categoria “verbo” na carta do leitor: do ensino gramatical à produção de gênero. 2009. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho apresenta um estudo centrado na problemática do estabelecimento de uma articulação promissora entre as noções de gênero de texto e do conteúdo gramatical, em específico o estudo da categoria verbal na produção do gênero carta do leitor. O objeto de pesquisa situou-se no tratamento concedido às relações temporais do verbo na aula de língua portuguesa para a produção do gênero em foco. Nesse sentido, estabeleceram-se como objetivos: analisar as estratégias metodológicas desenvolvidas no ensino-aprendizagem com a categoria “verbo”, bem como focalizar nas produções dos alunos as relações de tempos verbais que demonstraram ou (não) uma articulação entre as aulas ministradas, os exercícios propostos e a produção efetiva do gênero. Este estudo, de ordem descritivo-interpretativista, apresentou uma abordagem qualitativa e contou com o seguinte corpus documental: o material transcrito de três aulas audiogravadas (uma de análise lingüística e duas de reescritura), uma atividade de análise lingüística e vinte e duas produções textuais (onze na sua primeira versão e onze reescrituras). O referencial teórico adotado aborda estudos de BENVENISTE (2005), BRONCKART (2003), COSTA VAL (2002), MATÊNCIO (2001), MENDONÇA (2006), TRAVAGLIA (2004), SCHNEUWLY E DOLZ (2004), entre outros. Nossos resultados apontaram para a utilização do gênero Carta do leitor como pretexto para o estudo superficial e descontextualizado de categorias gramaticais, dentre elas o verbo, bem como revelaram por parte da docente analisada a compreensão e operacionalização dos gêneros textuais como portadores de estruturas fixas. Estes fatos evidenciaram um conflito de concepções teórico-metodológicas entre a abordagem do gênero e o estudo da referida categoria lingüística. |
Keywords: | Gênero textual Verbo e ensino Carta de leitor - gênero textual Sequência didática Verbo - perspectiva textual e funcionalista Verbo - perspectiva normativa Textual genre Verb and teaching Reader's letter - textual genre Following teaching Verb - textual and functionalist perspective Verb - normative perspective |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguística Literatura |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRISCILA RAPOSO ANANIAS - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2009.pdf | Priscila Raposo Ananias - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2009 | 2.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.