Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ANANIAS, P. R. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3130608107342422 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Williany Miranda da. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, W. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ARAÚJO , Denise Lino de. | - |
dc.contributor.referee1ID | ARAÚJO, D. L. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo centrado na problemática do estabelecimento de uma articulação promissora entre as noções de gênero de texto e do conteúdo gramatical, em específico o estudo da categoria verbal na produção do gênero carta do leitor. O objeto de pesquisa situou-se no tratamento concedido às relações temporais do verbo na aula de língua portuguesa para a produção do gênero em foco. Nesse sentido, estabeleceram-se como objetivos: analisar as estratégias metodológicas desenvolvidas no ensino-aprendizagem com a categoria “verbo”, bem como focalizar nas produções dos alunos as relações de tempos verbais que demonstraram ou (não) uma articulação entre as aulas ministradas, os exercícios propostos e a produção efetiva do gênero. Este estudo, de ordem descritivo-interpretativista, apresentou uma abordagem qualitativa e contou com o seguinte corpus documental: o material transcrito de três aulas audiogravadas (uma de análise lingüística e duas de reescritura), uma atividade de análise lingüística e vinte e duas produções textuais (onze na sua primeira versão e onze reescrituras). O referencial teórico adotado aborda estudos de BENVENISTE (2005), BRONCKART (2003), COSTA VAL (2002), MATÊNCIO (2001), MENDONÇA (2006), TRAVAGLIA (2004), SCHNEUWLY E DOLZ (2004), entre outros. Nossos resultados apontaram para a utilização do gênero Carta do leitor como pretexto para o estudo superficial e descontextualizado de categorias gramaticais, dentre elas o verbo, bem como revelaram por parte da docente analisada a compreensão e operacionalização dos gêneros textuais como portadores de estruturas fixas. Estes fatos evidenciaram um conflito de concepções teórico-metodológicas entre a abordagem do gênero e o estudo da referida categoria lingüística. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística Literatura | pt_BR |
dc.title | A categoria “verbo” na carta do leitor: do ensino gramatical à produção de gênero. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506 | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-28T20:54:30Z | - |
dc.date.available | 2022-12-28 | - |
dc.date.available | 2022-12-28T20:54:30Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Verbo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Carta de leitor - gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Verbo - perspectiva textual e funcionalista | pt_BR |
dc.subject | Verbo - perspectiva normativa | pt_BR |
dc.subject | Textual genre | pt_BR |
dc.subject | Verb and teaching | pt_BR |
dc.subject | Reader's letter - textual genre | pt_BR |
dc.subject | Following teaching | pt_BR |
dc.subject | Verb - textual and functionalist perspective | pt_BR |
dc.subject | Verb - normative perspective | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ANANIAS, Priscila Raposo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The “verb” category in the reader's letter: from grammatical teaching to gender production. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ANANIAS, Priscila Raposo. A categoria “verbo” na carta do leitor: do ensino gramatical à produção de gênero. 2009. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRISCILA RAPOSO ANANIAS - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2009.pdf | Priscila Raposo Ananias - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2009 | 2.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.