Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANANIAS, P. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3130608107342422pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO , Denise Lino de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, D. L.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo centrado na problemática do estabelecimento de uma articulação promissora entre as noções de gênero de texto e do conteúdo gramatical, em específico o estudo da categoria verbal na produção do gênero carta do leitor. O objeto de pesquisa situou-se no tratamento concedido às relações temporais do verbo na aula de língua portuguesa para a produção do gênero em foco. Nesse sentido, estabeleceram-se como objetivos: analisar as estratégias metodológicas desenvolvidas no ensino-aprendizagem com a categoria “verbo”, bem como focalizar nas produções dos alunos as relações de tempos verbais que demonstraram ou (não) uma articulação entre as aulas ministradas, os exercícios propostos e a produção efetiva do gênero. Este estudo, de ordem descritivo-interpretativista, apresentou uma abordagem qualitativa e contou com o seguinte corpus documental: o material transcrito de três aulas audiogravadas (uma de análise lingüística e duas de reescritura), uma atividade de análise lingüística e vinte e duas produções textuais (onze na sua primeira versão e onze reescrituras). O referencial teórico adotado aborda estudos de BENVENISTE (2005), BRONCKART (2003), COSTA VAL (2002), MATÊNCIO (2001), MENDONÇA (2006), TRAVAGLIA (2004), SCHNEUWLY E DOLZ (2004), entre outros. Nossos resultados apontaram para a utilização do gênero Carta do leitor como pretexto para o estudo superficial e descontextualizado de categorias gramaticais, dentre elas o verbo, bem como revelaram por parte da docente analisada a compreensão e operacionalização dos gêneros textuais como portadores de estruturas fixas. Estes fatos evidenciaram um conflito de concepções teórico-metodológicas entre a abordagem do gênero e o estudo da referida categoria lingüística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística Literaturapt_BR
dc.titleA categoria “verbo” na carta do leitor: do ensino gramatical à produção de gênero.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506-
dc.date.accessioned2022-12-28T20:54:30Z-
dc.date.available2022-12-28-
dc.date.available2022-12-28T20:54:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectVerbo e ensinopt_BR
dc.subjectCarta de leitor - gênero textualpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectVerbo - perspectiva textual e funcionalistapt_BR
dc.subjectVerbo - perspectiva normativapt_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subjectVerb and teachingpt_BR
dc.subjectReader's letter - textual genrept_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectVerb - textual and functionalist perspectivept_BR
dc.subjectVerb - normative perspectivept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANANIAS, Priscila Raposo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe “verb” category in the reader's letter: from grammatical teaching to gender production.pt_BR
dc.identifier.citationANANIAS, Priscila Raposo. A categoria “verbo” na carta do leitor: do ensino gramatical à produção de gênero. 2009. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28506pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILA RAPOSO ANANIAS - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2009.pdfPriscila Raposo Ananias - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20092.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.