Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484
Title: | A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. |
Other Titles: | The approach to teaching the 'verb' in Portuguese books in basic and fundamental education in Guinea-Bissau. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | RAFAEL, Edmilson Luiz. |
Keywords: | Português africano - Guiné-Bissau;Guiné-Bissau - ensino de língua portuguesa;Ensino de verbo - Guiné-Bissau;Escolas Guineenses - África - ensino de português;Livros de português no ensino básico - Guiné-Bissau;Guiné-Bissau - sistema educacional;African Portuguese - Guinea-Bissau;Guinea-Bissau - Portuguese language teaching;Verb teaching - Guinea-Bissau;Guinean Schools - Africa - Teaching Portuguese;Portuguese books in basic education - Guinea-Bissau;Guinea-Bissau - educational system |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Os livros didáticos de português nas escolas guineenses são produzidos em Portugal sem se levar em conta o público a que eles se destinam. Nesse sentido observa-se dificuldade entre professor-aluno guineense em desenvolver seu ensino-aprendizagem. Nesse contexto realizamos nossa pesquisa com objetivo observar “a abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau”. Para isso analisamos seis (6) livros didáticos de 5ª classe/série a 10ª classe/série observando como o verbo é explorado nesses livros e a proposta metodológica. Os resultados obtidos mostram que o ensino do verbo é feito através da memorização. |
Keywords: | Português africano - Guiné-Bissau Guiné-Bissau - ensino de língua portuguesa Ensino de verbo - Guiné-Bissau Escolas Guineenses - África - ensino de português Livros de português no ensino básico - Guiné-Bissau Guiné-Bissau - sistema educacional African Portuguese - Guinea-Bissau Guinea-Bissau - Portuguese language teaching Verb teaching - Guinea-Bissau Guinean Schools - Africa - Teaching Portuguese Portuguese books in basic education - Guinea-Bissau Guinea-Bissau - educational system |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguística |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRINSAM IMELDA CLOTILDE MENDES SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2011.pdf | Brinsam Imelda Clotilde Mendes Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2011 | 260.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.