Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469
Title: | Orações subordinadas substantivas em um livro didático: entre tradição e inovação. |
Other Titles: | Substantive subordinate clauses in a textbook: between tradition and innovation. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Josielton Alves da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | XAVIER, Manassés Morais. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | PATRIOTA, Luciene Maria. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de. |
Keywords: | Orações subordinadas substantivas;Livro didático de língua portuguesa;Livro didático Português: linguagens - William Cereja e Thereza Cochar;William Cereja e Thereza Cochar - livro didático;Análise de livro didático;Análise linguística;Língua portuguesa - livro didático;Ensino Fundamental II - livro didático;Noun subordinate clauses;Portuguese language textbook;Portuguese textbook: languages - William Cereja and Thereza Cochar;Textbook analysis;Linguistic analysis;Portuguese language - textbook;Elementary School II - textbook |
Issue Date: | 20-Dec-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Josielton Alves da. Orações subordinadas substantivas em um livro didático: entre tradição e inovação. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Considerado o principal material de apoio para o ensino até os dias atuais, o livro didático é o instrumento mais utilizado por professores e alunos em sala de aula. No presente trabalho, serão realizadas uma observação e uma análise a respeito das Orações Subordinadas Substantivas presentes no livro didático de Português (LDP). A pesquisa parte das seguintes questões-problema: 1) Qual a abordagem que um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II realiza a respeito do estudo das Orações Subordinas Substantivas?; e 2) A abordagem aproxima-se do ensino de gramática voltado para o tradicional ou traz abordagens que colocam a reflexão da gramática em função do uso social da língua? Para responder a esses questionamentos, elegemos como objetivo geral da pesquisa analisar a abordagem que o livro didático “Português: Linguagens”, dos autores William Cereja e Thereza Cochar (2015), realiza sobre as atividades das Orações Subordinadas Substantivas. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) contribuir com discussões acadêmicas a respeito da interrelação entre ensino de gramática e livro didático; 2) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta a respeito das Orações Subordinadas Substantivas, tendo como referência os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; e 3) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente. Para a efetivação de nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Azeredo (2012), Castilho (2012), Cunha & Cintra (2013), Mendonça (2006), Vieira e Brandão (2011), Travaglia (2009), Perini (2009), dentre outros. Em se tratando da metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental, pois fizemos uso do LDP Português Linguagens, de Cereja e Cochar (2015), como meio norteador. Obtivemos como resultados em nossa pesquisa dois pontos principais na visão acerca do ensino das Orações Subordinadas Substantivas: ora o livro imprime uma perspectiva tradicional, pelo fato de trabalhar com frases descontextualizadas e fragmentos de texto; ora imprime uma perspectiva inovadora, quando o livro, ao abordar as orações substantivas mostra um estudo relacionado à situação dessas orações em gêneros discursivos, preocupando-se com as funções sociais e semânticas da comunicação social. Palavras-chave: Livro Didático. Gramática. Orações Subordinadas Substantivas. Ensino Fundamental II. |
Keywords: | Orações subordinadas substantivas Livro didático de língua portuguesa Livro didático Português: linguagens - William Cereja e Thereza Cochar William Cereja e Thereza Cochar - livro didático Análise de livro didático Análise linguística Língua portuguesa - livro didático Ensino Fundamental II - livro didático Noun subordinate clauses Portuguese language textbook Portuguese textbook: languages - William Cereja and Thereza Cochar Textbook analysis Linguistic analysis Portuguese language - textbook Elementary School II - textbook |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguística |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSIELTON ALVES DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdf | Josielton Alves da Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018. | 2.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.