Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, J. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | XAVIER, Manassés Morais. | |
dc.contributor.advisor1ID | XAVIER, M. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | PATRIOTA, Luciene Maria. | |
dc.contributor.referee2 | ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de. | |
dc.description.resumo | Considerado o principal material de apoio para o ensino até os dias atuais, o livro didático é o instrumento mais utilizado por professores e alunos em sala de aula. No presente trabalho, serão realizadas uma observação e uma análise a respeito das Orações Subordinadas Substantivas presentes no livro didático de Português (LDP). A pesquisa parte das seguintes questões-problema: 1) Qual a abordagem que um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II realiza a respeito do estudo das Orações Subordinas Substantivas?; e 2) A abordagem aproxima-se do ensino de gramática voltado para o tradicional ou traz abordagens que colocam a reflexão da gramática em função do uso social da língua? Para responder a esses questionamentos, elegemos como objetivo geral da pesquisa analisar a abordagem que o livro didático “Português: Linguagens”, dos autores William Cereja e Thereza Cochar (2015), realiza sobre as atividades das Orações Subordinadas Substantivas. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) contribuir com discussões acadêmicas a respeito da interrelação entre ensino de gramática e livro didático; 2) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta a respeito das Orações Subordinadas Substantivas, tendo como referência os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; e 3) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente. Para a efetivação de nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Azeredo (2012), Castilho (2012), Cunha & Cintra (2013), Mendonça (2006), Vieira e Brandão (2011), Travaglia (2009), Perini (2009), dentre outros. Em se tratando da metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental, pois fizemos uso do LDP Português Linguagens, de Cereja e Cochar (2015), como meio norteador. Obtivemos como resultados em nossa pesquisa dois pontos principais na visão acerca do ensino das Orações Subordinadas Substantivas: ora o livro imprime uma perspectiva tradicional, pelo fato de trabalhar com frases descontextualizadas e fragmentos de texto; ora imprime uma perspectiva inovadora, quando o livro, ao abordar as orações substantivas mostra um estudo relacionado à situação dessas orações em gêneros discursivos, preocupando-se com as funções sociais e semânticas da comunicação social. Palavras-chave: Livro Didático. Gramática. Orações Subordinadas Substantivas. Ensino Fundamental II. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.title | Orações subordinadas substantivas em um livro didático: entre tradição e inovação. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-12-20 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469 | |
dc.date.accessioned | 2022-12-26T14:14:51Z | |
dc.date.available | 2022-12-26 | |
dc.date.available | 2022-12-26T14:14:51Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Orações subordinadas substantivas | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Livro didático Português: linguagens - William Cereja e Thereza Cochar | pt_BR |
dc.subject | William Cereja e Thereza Cochar - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Análise de livro didático | pt_BR |
dc.subject | Análise linguística | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental II - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Noun subordinate clauses | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language textbook | pt_BR |
dc.subject | Portuguese textbook: languages - William Cereja and Thereza Cochar | pt_BR |
dc.subject | Textbook analysis | pt_BR |
dc.subject | Linguistic analysis | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - textbook | pt_BR |
dc.subject | Elementary School II - textbook | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Josielton Alves da. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Substantive subordinate clauses in a textbook: between tradition and innovation. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Josielton Alves da. Orações subordinadas substantivas em um livro didático: entre tradição e inovação. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSIELTON ALVES DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdf | Josielton Alves da Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018. | 2.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.