Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28406
Title: | História local e relações étnicas: uma experiência pedagógica na localidade Lagoa Grande. |
Other Titles: | Local history and ethnic relations: a pedagogical experience in Lagoa Grande. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Laécio Fernandes de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | OLIVEIRA, Ariosvalber de Souza. |
Keywords: | Relações étnico-raciais;Educação para as relações étnico-raciais;História local;Relações étnicas;Experiência pedagógica;Gestão escolar;Lagoa Grande - Puxinanã - PB;Puxinanã - PB - localidade de Lagoa Grande;Ethnic-racial relations;Education for ethnic-racial relations;Local history;Ethnic relations;Pedagogical experience;School management;Lagoa Grande - Puxinanã - PB;Puxinanã - PB - locality of Lagoa Grande |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Laécio Fernandes de. História local e relações étnicas: uma experiência pedagógica na localidade Lagoa Grande. 2019. 21f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28406 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Tendo em vista que o campo da história da oral vem ganhando destaque nas últimas décadas e que os documentos oficiais apontam para a importância do educando refletir sobre o contexto histórico local e sobre as relações étnicas e sociais estabelecidas no seu entorno, este artigo questiona como a história de uma localidade, tendo como fonte a oralidade, pode contribuir com a integração e a autovalorização desta comunidade e tornar o ambiente escolar um espaço mais significativo para os educandos. Para tanto, pontua-se como objetivo geral possibilitar aos/às discentes conhecerem a história e as relações étnicas de sua localidade, de sua escola e estimular o autorreconhecimento, a valorização da história local e a integração da comunidade escolar. Segue-se uma metodologia de base qualitativa segundo Silveira, Córdova (2009); de cunho bibliográfico, documental de acordo com Gil (2008). O desenvolvimento ocorreu na localidade Lagoa Grande no Município de Puxinanã – PB, na escola municipal de educação básica anos iniciais Cícero Gonçalves dos Santos. A base teórica utilizada dialoga com a perspectiva dos documentos oficiais sobre o ensino de história com ênfase na história da localidade, referenciando o conceito de história de Le Goff (1990); Walter Benjamin (1998); Thompson (1992) e Meihy (1996) no tocante a história oral. Os resultados apontam a história de uma localidade como fonte rica em conteúdos propulsores para o processo de ensino aprendizagem, ao mesmo tempo em que promove a valorização da história local, torna os educandos e a comunidade local agentes do processo educativo. |
Keywords: | Relações étnico-raciais Educação para as relações étnico-raciais História local Relações étnicas Experiência pedagógica Gestão escolar Lagoa Grande - Puxinanã - PB Puxinanã - PB - localidade de Lagoa Grande Ethnic-racial relations Education for ethnic-racial relations Local history Ethnic relations Pedagogical experience School management Lagoa Grande - Puxinanã - PB Puxinanã - PB - locality of Lagoa Grande |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28406 |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2019.pdf | Laécio Fernandes de Oliveira - TCC Esp. Educ. Relações Étnico-Raciais CH 2019. | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.