Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, L. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2062122309467033pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Ariosvalber de Souza.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8807092312996202pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que o campo da história da oral vem ganhando destaque nas últimas décadas e que os documentos oficiais apontam para a importância do educando refletir sobre o contexto histórico local e sobre as relações étnicas e sociais estabelecidas no seu entorno, este artigo questiona como a história de uma localidade, tendo como fonte a oralidade, pode contribuir com a integração e a autovalorização desta comunidade e tornar o ambiente escolar um espaço mais significativo para os educandos. Para tanto, pontua-se como objetivo geral possibilitar aos/às discentes conhecerem a história e as relações étnicas de sua localidade, de sua escola e estimular o autorreconhecimento, a valorização da história local e a integração da comunidade escolar. Segue-se uma metodologia de base qualitativa segundo Silveira, Córdova (2009); de cunho bibliográfico, documental de acordo com Gil (2008). O desenvolvimento ocorreu na localidade Lagoa Grande no Município de Puxinanã – PB, na escola municipal de educação básica anos iniciais Cícero Gonçalves dos Santos. A base teórica utilizada dialoga com a perspectiva dos documentos oficiais sobre o ensino de história com ênfase na história da localidade, referenciando o conceito de história de Le Goff (1990); Walter Benjamin (1998); Thompson (1992) e Meihy (1996) no tocante a história oral. Os resultados apontam a história de uma localidade como fonte rica em conteúdos propulsores para o processo de ensino aprendizagem, ao mesmo tempo em que promove a valorização da história local, torna os educandos e a comunidade local agentes do processo educativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleHistória local e relações étnicas: uma experiência pedagógica na localidade Lagoa Grande.pt_BR
dc.date.issued2019
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28406
dc.date.accessioned2022-12-19T22:35:00Z
dc.date.available2022-12-19
dc.date.available2022-12-19T22:35:00Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectExperiência pedagógicapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectLagoa Grande - Puxinanã - PBpt_BR
dc.subjectPuxinanã - PB - localidade de Lagoa Grandept_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationspt_BR
dc.subjectLocal historypt_BR
dc.subjectEthnic relationspt_BR
dc.subjectPedagogical experiencept_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectLagoa Grande - Puxinanã - PBpt_BR
dc.subjectPuxinanã - PB - locality of Lagoa Grandept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Laécio Fernandes de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLocal history and ethnic relations: a pedagogical experience in Lagoa Grande.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Laécio Fernandes de. História local e relações étnicas: uma experiência pedagógica na localidade Lagoa Grande. 2019. 21f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28406pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2019.pdfLaécio Fernandes de Oliveira - TCC Esp. Educ. Relações Étnico-Raciais CH 2019.1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.