Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702
Title: | Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?” |
Other Titles: | Genre review: an analysis of the video-signaled production of the book “Libras que lingua é essa?” |
???metadata.dc.creator???: | SOUSA, Bruno Bueno Lima de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SILVA, Elizabeth Maria da. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUZA, Clóvis Batista de. |
Keywords: | Gênero textual - resenha acadêmica;Livro - Libras que língua é essa;Videossinalização;Obra videossinalizada;Língua Brasileira de Sinais;LIBRAS videossinalizada;Produção sinalizada;Textual genre - academic review;Book - Libras what language is this;Video signaling;Video flagged work;Brazilian Sign Language;POUNDS video flagged;Signed production |
Issue Date: | 25-May-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUSA, Bruno Bueno Lima de. Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”. 2022. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de pesquisa a resenha acadêmica em Libras videossinalizada. A resenha estudada foi a do livro “Libras? que língua é essa?”, publicada no canal YouTube Letras Libras, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).O presente estudo teve como objetivo geral analisar a característica da estrutura retórica e dos elementos discursivos na produção sinalizada de uma resenha acadêmica em Libras videossinalizada. Os objetivos específicos foram: I) descrever o modelo de estrutura retórica de resenha sobre o livro Libras? Que língua é essa? Videossinalizada, publicada no canal YouTube Letras Libras, da Universidade Federal do Paraná: e II) Caracterizar o estilo do gênero resenha em Libras investigado. O estudo é teórico-metodologia, apoiado no modelo de gênero resenha acadêmica (MOTTA-ROHT e HENDGES, 2010; SILVA, 2012; 2019) e identificação de Libras videossinalizada (SILVA, 2019). A metodologia de pesquisa foi qualitativa do tipo descritivo. Elegemos para a análise como a descrição da coleta de dados, elencada em quatro etapas nas quais localizamos os elementos discursivos que foram consideradas chave para a construção da resenha em Libras videossinalizada. Estes elementos discursivos produziriam as informações nas características da produção de textos do gênero resenha. Os resultados sugerem que uma resenha indica a identificação da Libras nas categorias de apresentar, descrever, avaliar e recomendar; e conteúdo temático, estilo e construção composicional da resenha videosinalizada. Á guisa de conclusão, ressaltamos mais uma vez que ainda há poucas pesquisas, e que quanto a gêneros acadêmicos emergentes a resenha está entre as produções videossinalizadas que resenhas estas podem ser utilizadas como material de apoio na esfera acadêmica. |
Keywords: | Gênero textual - resenha acadêmica Livro - Libras que língua é essa Videossinalização Obra videossinalizada Língua Brasileira de Sinais LIBRAS videossinalizada Produção sinalizada Textual genre - academic review Book - Libras what language is this Video signaling Video flagged work Brazilian Sign Language POUNDS video flagged Signed production |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRUNO BUENO LIMA DE SOUSA - TCC LETRAS LIBRAS CH 2022.pdf | Bruno Bueno Lima de Sousa - TCC Letras Libras CH 2022 | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.