Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25251
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | PESSOA, Rodrigo Bezerra. | |
dc.contributor.advisor1ID | PESSOA, Rodrigo Bezerra. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo. | |
dc.contributor.referee2 | FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. | |
dc.description.resumo | A Geografia escolar apresenta sua importância na educação básica por ser capaz de impulsionar o processo de formação de cidadãos críticos para compreenderem o funcionamento do mundo em que vivem. Com base nisto, este trabalho de pesquisa objetiva investigar questões acerca do ensino do Relevo na etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, visto que o Relevo faz parte dos componentes físicos naturais do espaço geográfico. A partir de levantamentos de diversos autores, percebemos que muitas vezes o ensino dos componentes físicos naturais do espaço geográfico ocorre de forma isolada, ou seja, sem ter associação com o social. Desse modo, esta pesquisa foi realizada mediante o método qualitativo, tendo como base o referencial teórico e a realização de entrevistas com professores de Geografia. Assim, discutimos questões sobre a formação inicial dos professores e sobre a docência em sala de aula. Como também, analisamos a relação entre a Universidade e a formação destes professores, por meio de sondagem dos pontos positivos e outros que requerem melhorias. Bem como, aprofundamos as discussões com o intuito de saber se nos anos finais do Ensino Fundamental o ensino do Relevo é associado com o social ou é realizado de forma isolada. Vale salientar, que um ensino fragmentado não colabora para o ensino aprendizagem de uma forma significativa. Portanto, após os resultados e discussões presentes neste trabalho, apresentamos as considerações finais e possíveis alternativas para os pontos que ainda necessitam de melhorias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia. | pt_BR |
dc.title | A Geografia e o ensino do relevo nos anos finais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | School Geography presents its importance in basic education for being able to boost the process of formation of critical citizens to understand the functioning of the world in which they live. Based on this, this research work aims to investigate questions about the teaching of Relief in the Final Years of Elementary School stage, since the Relief is part of the natural physical components of the geographic space. Based on surveys by several authors, we noticed that the teaching of the natural physical components of the geographic space often occurs in isolation, that is, without being associated with the social. Thus, this research was carried out using the qualitative method, based on the theoretical framework and on interviews with Geography teachers. Thus, we discussed issues on the initial training of teachers and on teaching in the classroom. As well, we analyze the relationship between the University and the training of these teachers, by probing the positive points and others that require improvement. As well as, we deepen the discussions in order to know if in the final years of Elementary School the teaching of Relief is associated with the social or is carried out in isolation. It is worth noting that a fragmented teaching does not contribute to teaching and learning in a significant way. Therefore, after the results and discussions present in this work, we present the final considerations and possible alternatives for the points that still need improvement. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25251 | |
dc.date.accessioned | 2022-05-23T18:26:14Z | |
dc.date.available | 2022-05-23 | |
dc.date.available | 2022-05-23T18:26:14Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Geografia ensino | pt_BR |
dc.subject | Componentes físicos naturais | pt_BR |
dc.subject | Relevo | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | School geography | pt_BR |
dc.subject | teaching geography | pt_BR |
dc.subject | Natural physical components | pt_BR |
dc.subject | Relief | pt_BR |
dc.subject | Classroom | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Luana Pereira da. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Geography and the teaching of relief in the Final Years of Elementary School. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Luana Pereira da. A Geografia e o ensino do relevo nos anos finais do Ensino Fundamental. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUANA PEREIRA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2022.pdf | Luana Pereira da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2022. | 319.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.