Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7152697281139478pt_BR
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.-
dc.contributor.advisor1IDAZEVEDO, S. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3664258994348544pt_BR
dc.contributor.referee1LIRA, Sonia Maria de.-
dc.contributor.referee1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de.-
dc.contributor.referee2IDALMDEIDA, M. S. P.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho pretende apresentar a Literatura não como uma ferramenta para o ensino de Geografia, mas como reveladora dos processos geográficos, históricos, políticos, sociais e culturais, considerando assim, a Literatura como espécie símile da realidade cotidiana dos estudantes e fonte de compreensão da experiência humana. Um dos caminhos para tal realização, é a abordagem cultural da Geografia, através de concepções fenomenológicas (miméticas e factuais) mediadas pelo conceito de paisagem por meio de uma pesquisa do tipo bibliográfica. Nesse sentido, credita-se que a Literatura, constituidora e reveladora da cultura, viabiliza a intermediação para percepção da relação homem-natureza, utilizando a interpretação de obras literárias, investigando aspectos geográficos e as relações entre os seres em determinados espaços, bem como todos os aspectos visuais que cercam tais ambientes. Tendo como base essas observações, objetiva-se mostrar a importância do conceito de paisagem através das obras literárias para o ensino de Geografia, por meio do Romance “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, em sua adaptação por meio da Literatura de Cordel de Josué Limeira, procurando, desta forma, estabelecer uma discussão que possibilite o reconhecimento de vivências como instrumentação didática para promoção de aprendizagens. Constatou-se que através do conteúdo pedagógico adotado, reflexões subjetivas e coletivas, valoriza a ampliação de conhecimentos geográficos a partir da verificação da obra literária proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.description.abstractThe work intends to present Literature not as a tool for teaching Geography, but as a revealer of geographical, historical, political, social and cultural processes, thus considering Literature as a kind of simile of the students' daily reality and a source of comprehension of the human experience. One of the paths for such accomplishment is the cultural approach to Geography, through phenomenological conceptions (mimetic and factual) mediated by the concept of landscape through a bibliographical research. In this sense, it is believed that Literature, as a constituent and revealer of culture, enables the intermediation for the perception of the mannature relationship, using the interpretation of literary works, investigating geographic aspects and the relations between beings in certain spaces, as well as all the visual aspects that surround such environments. Based on these observations, the aim is to show the importance of the concept of landscape through literary works for the teaching of Geography, through the novel "The Little Prince", by Antoine de Saint-Exupéry, in its adaptation through the Cordel Literature by Josué Limeira, thus seeking to establish a discussion that allows the recognition of experiences as a didactic instrument to promote learning. It was found that through the pedagogical content adopted, subjective and collective reflections, values the expansion of geographic knowledge from the verification of the proposed literary work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082-
dc.date.accessioned2022-05-10T16:43:52Z-
dc.date.available2022-05-10-
dc.date.available2022-05-10T16:43:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectLiteratura e Geografiapt_BR
dc.subjectO Pequeno Príncipept_BR
dc.subjectCordel - o Pequeno Príncipept_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectRomance O Pequeno Príncipept_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectLiterature and Geographypt_BR
dc.subjectThe little Princept_BR
dc.subjectCordel - the Little Princept_BR
dc.subjectLiterature of twinept_BR
dc.subjectLandscapept_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectRomance The Little Princept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Dayene Albino dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Geography and Literature: an analysis of the concept of landscape in the string literary work “O Pequeno Príncipe”.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Dayene Albino dos. O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYENE ALBINO DOS SANTOS - MONOGRAFIA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA CH 2022.pdfDayene Albino dos Santos - TCC Licenciatura em Geografia CH 2022426.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.