Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24259
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | http://lattes.cnpq.br/4407158793304571 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | RAMALHO, R. N. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Anderson Alves de. | |
dc.contributor.advisor1ID | http://lattes.cnpq.br/0131233828901276 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | LIMA, A. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Heydson Henrique Brito da. | |
dc.contributor.referee2 | PEREIRA, Jaene Guimarães. | |
dc.description.resumo | A Ciência e o Ensino da Física se baseiam em observações e inquietações (uma teoria científica não surge do nada, por exemplo), essa abordagem nos remete à quebra de paradigmas que se voltam às descobertas científicas e suas revoluções, desmistificando a ideia de um único método científico, passado para os alunos como uma verdade imutável, criado instantaneamente de fatos atemporais. O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal a promoção do ensino de calor na educação básica, levando em consideração a construção desse conhecimento ao longo da história humana. Mais especificamente, propomos usar o ensino por competências com uma abordagem Histórica e Filosófica da Ciência (HFC) para o ensino da Física, discutindo alguns aspectos da Natureza da Ciência (NdC), ao passo que os problemas tomam significado. Os sujeitos da pesquisa pertencem a uma turma de segundo ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba. A ideia de realizar um ensino por competência foi o pontapé para escolha dos saberes e das metodologias que viriam a ser utilizadas e foi trabalhado a HFC fazendo uma interligação do conteúdo de calor com alguns episódios históricos (a determinação do equivalente mecânico do calor, a atribuição do “Joule” como unidade para energia e a importância de Rumford na evolução da teoria do calor desenvolvendo uma prática de ensino que não seja isolada e descontextualizada. Uma pesquisa foi aplicada e intervenções realizadas, dessarte foram analisadas qualitativamente as superações e desenvolvimento dos conceitos térmicos na potencialidade da aprendizagem significativa e de uma formação integral. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Física. | pt_BR |
dc.title | Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-03-05 | |
dc.description.abstract | Science and Physics Teaching are based on studies and concerns (for example, a theory does not come out of nowhere), this approach leads us for a breaking of paradigms that turn to scientific discoveries and their revolutions, demystifying the idea of a single scientific method, passed on to students as an immutable truth, which came from timeless facts. The present undergraduate final project has as main objective to promote heat education in basic education, considering the construction of this knowledge throughout the human history. More specifically, we propose to use competencybased teaching with a Historical and Philosophical Approach to Science (PAS) for teaching Physics, discussing some aspects of the Nature of Science (NoS), while problems get resolutions with their meanings. The research subjects belongs to a Elementary High School State Integral second year students class from Professor Crispim Coelho, city of Cajazeiras, countryside of Paraíba. The idea of making competencebased teaching was the kickstart for the choice of knowledge and methodologies that would come to be used and was worked on in the PAS making an interconnection of the content heat with some historical episodes (the determination of the mechanical equivalent of heat, an individual from the “Joule” as a unit for energy and the importance of Rumford in evolution of heat theory by developing a teaching practice that is not separate and out of context. A research was applied and, qualitatively analyzed as overcoming and developing the concepts in the potential for learning and integral training. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24259 | |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T20:11:54Z | |
dc.date.available | 2022-03-31 | |
dc.date.available | 2022-03-31T20:11:54Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ciência história e filosofia | pt_BR |
dc.subject | Calor | pt_BR |
dc.subject | Escola Cidadã Integral | pt_BR |
dc.subject | Física educação básica | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Physics Teaching | pt_BR |
dc.subject | Science History and Ahilosophy | pt_BR |
dc.subject | Heat | pt_BR |
dc.subject | Integral Citizen School | pt_BR |
dc.subject | Physics Education Basic | pt_BR |
dc.subject | Skills | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | RAMALHO, Renato Nunes. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | From caloric to current theory of heat: an HFC approach at Escola Cidadã Integral. | pt_BR |
dc.identifier.citation | RAMALHO, Renato Nunes. Do calórico à teoria atual do calor: uma abordagem HFC na Escola Cidadã Integral. 2021. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Física CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RENATO NUNES RAMALHO. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2021.pdf | Renato Nunes Ramalho. TCC. Licenciatura em Física. 2021. | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.