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dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/1660133147460970pt_BR
dc.creator.LattesCOSTA, E. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/2438169816514170pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesFIGUEIREDO, G. A.pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA JUNIOR, Geraldo Venceslau de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Francisco Raule de.-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivos investigar, descrever e analisar como ocorre o processo de ensino e de aprendizagem em Ciências Naturais e a situação atual da oferta do ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na rede municipal de Educação do município de Cajazeiras, no alto sertão Paraibano. Propõe-se elencar as perspectivas para a formação docente e para as práticas pedagógicas no ensino de Ciências Naturais. O intuito é apresentar o panorama atual do processo que envolve o ensino de ciências Naturais para alunos/as surdas que estão regularmente matriculados na rede municipal de educação. Nesse sentido, os questionamentos que balizam a pesquisa são: de que maneira tem se constituído o processo de ensino aprendizagem de Ciências Naturais para alunos que apresentam surdez, na rede municipal de educação? As políticas de inclusão têm contribuído para a melhoria da oferta de Libras para alunos/as surdos/as? Quais metodologias e estratégias para o ensino de Ciências Naturais tem se mostrado eficazes ao processo de ensino-aprendizagem? Trata-se de uma investigação e natureza qualitativa e quantitativa que tem como ponto de partida o levantamento bibliográfico seguindo por análise de questionário aplicado a professores/as de Ciências Naturais no intuito de compreender seus saberes docentes e suas concepções a respeito das políticas de inclusão. Utilizaremos como instrumento de pesquisa, questionário aplicado aos professores. Como resultado ficou comprovado que o ensino de modo tradicional, baseado apenas na aula expositiva, meramente vocabular e descontextualizada tende a descaracterizar o processo de ensino de Ciências Naturais para alunos/as surdos/as. Outras questões levantadas foram a carência em políticas públicas efetivas de inclusão, falta de intérpretes de Libras em sala com alunos surdos, falta de formação continuada especifica para trabalhar com pessoas surdas e isso resulta muitas vezes em desmotivação por parte dos professores ao se deparar com Surdos em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleEnsino de ciências naturais para estudantes surdos/as em um município no Alto Sertão Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2018-03-06-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate, describe and analyze how is the process of teaching and learning in the Natural Sciences and the current situation of the provision of teaching of Brazilian Sign Language (Libras) in the municipal network for education in the city of Cajazeiras, in alto sertão Paraíba. It is proposed to list the perspectives for teacher training and pedagogical practices in the teaching of Natural Sciences. The aim is to present the current state of the process that involves the teaching of natural sciences for Deaf students who are regularly enrolled in the schools of the municipality. In this sense, the questions that guide the research are: in what way has constituted the teaching-learning process of Natural Sciences for students who are deaf, in the municipality of education network? Inclusion policies have contributed to improving the supply of pounds for students deaf? What strategies and methodologies for the teaching of Natural Sciences has been shown to be effective in the teaching-learning process? We will use as an instrument of research, questionnaire applied to teachers. As a result it was evidenced that the teaching of traditional way, based only on the expositive, merely vocabulary and descontextualizada tends to disfigure the teaching of Natural Sciences for students/the deaf. Other issues raised were the lack of effective public policies of inclusion, lack of interpreters of pounds in room with deaf students, lack of continued training specifies to work with deaf people and this often results in motivation on the part of teachers to be faced with the deaf in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23793-
dc.date.accessioned2022-03-07T16:02:13Z-
dc.date.available2022-03-07-
dc.date.available2022-03-07T16:02:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Languagept_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.subjectPoundspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Edinardo Nogueira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching of natural sciences to deaf students in a municipality in the high sertão of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Edinardo Nogueira. Ensino de ciências naturais para estudantes surdos/as em um município no alto sertão paraibano. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
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