Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23662
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerra.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1DI LORENO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por tema o estudo da cidade na Geografia Escolar. O objetivo é analisar as contribuições didáticas da cidade, enquanto espaço vivido, para um processo de ensino-aprendizagem de geografia significativo. Nessa direção, construímos um arcabouço teórico sobre o papel da Geografia Escolar para a formação de cidadãos, investigamos teorias sobre a importância da cidade para a educação geográfica e elaboramos propostas de sequências didáticas para a abordagem da cidade no Ensino de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva-explicativa, elaborado no decorrer de quatro meses, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores que discutem sobre a Geografia Escolar e a cidade enquanto conteúdo de educação geográfica, tais como: Cavalcanti (2012, 2015); Castellar e Vilhena (2010); Castrogiovanni (2011); Callai (2001); Pereira (2010); Bado (2009) e Gallo (2008), entre outros. Como resultado dos estudos realizados, obtivemos o conhecimento de que a cidade é um laboratório geográfico, as experiências e relações sociais que ela promove, a dinâmica espaço-temporal, a organização espacial e a paisagem que a cidade apresenta, se constituem como elementos que facilitam e enriquecem o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e a formação cidadã dos alunos. Assim, com base na fundamentação teórica, são propostas quatro sequências didáticas como sugestões para o trabalho com a cidade nas aulas de Geografia: Representação cartográfica, localização e orientação na cidade; A cidade: um espaço em transformação; Desigualdade e segregação socioespacial na cidade; e Planejamento urbano: a cidade que queremos!pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleContribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.pt_BR
dc.date.issued2021-10-14
dc.description.abstractThis research is on the theme: the study of the city in School Geography. The objective is to analyze the didactic contributions of the city, as a living space, to a significant geography teaching-learning process. In that sense, we build a theoretical framework on the role of School Geography for the formation of citizens; we investigate theories about the importance of the city for the geographical education and, we develop proposals for didactic sequences for the approach of the city in the teaching of geography of the final years of elementary school. Regarding methodology, this is a qualitative study, of descriptive-explanatory approach, was carried out over four months, developed through research bibliographic, based on authors who discuss School Geography and the city as content of geographical education, including: Cavalcanti (2012, 2015); Castellar e Vilhena (2010); Castrogiovanni (2011); Callai (2001); Pereira (2010); Bado (2009) e Gallo (2008), among others. As a result of the studies carried out, we obtained the knowledge that the city is a geographical laboratory. The experiences and social relations that it promotes, the spatial and temporal dynamics, the spatial organization and landscape that the city presents, constitute as elements that facilitate and enrich the teaching-learning process of Geography and citizen formation of students. In that way, based on the theoretical foundation, four didactic sequences are proposed as suggestions for working with the city in the Geography classes: Cartographic representation, location and orientation in the city; The city: a space in transformation; Inequality and socio-spatial segregation in the city; and Urban planning: the city we want!pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23662
dc.date.accessioned2022-02-21T13:58:06Z
dc.date.available2022-02-21
dc.date.available2022-02-21T13:58:06Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectGeography - teachingpt_BR
dc.subjectCitypt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.subjectCitizen trainingpt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Aliane da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of the city to the teaching of geography: some didactic-methodological proposals.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Aliane da Silva. Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas. 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALIANE DA SILVA ALVES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2021.pdfAliane da Silva Alves. TCC. Licenciatura em Geografia. 2021.656.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.