Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23460
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARTINS, K. S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3888010571442070pt_BR
dc.contributor.advisor1FRANÇA, Damiana de Matos Costa.
dc.contributor.advisor1IDFRANÇA, D. M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4289111722406162pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.description.resumoEste relato de experiência é fruto da minha Prática de Ensino de História em 2020.2, com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ciclo III, no Ensino Remoto Emergencial. A turma faz parte da E.E.E.F. Escritor Alceu do Amoroso Lima, localizada nas Malvinas, em Campina Grande, Paraíba. Durante a Prática de Ensino, identifiquei que a turma apresentava uma grande evasão escolar e fui em busca de alcançar os trabalhadores/estudantes nas aulas de História. Para isso, utilizei Podcasts como substituidor do Google Meet e aulas síncronas. Dessa forma, busco refletir sobre Educação de Jovens e Adultos na modalidade de Ensino Remoto e o uso de Podcasts como alternativa para o acesso e permanência nas aulas de História, bem como discutir dificuldades, potencialidades e limites no uso dessa ferramenta. O presente relato possui caráter qualitativo, sendo uma narrativa científica realizada através da escrita de si, do uso de imagens, formulário direcionado à turma e dos diários de campo como fontes. Como resultados, podemos apontar que a evasão na EJA perpassa pela falta de internet apropriada e de políticas públicas direcionadas a atender o estudante no período de pandemia, como também a ausência de formação adequada para os professores e de suporte psicológico. 83,3% da turma confirmou a utilidade dos Podcasts para as aulas de História, comprovando assim o potencial de acessibilidade e dinamismo dessa ferramenta. Os principais teóricos que embasam essa pesquisa são Freire (2017), Haddad (2000), Jesus (2004), Albuquerque Jr (2010) e Paulo Freire (1980).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleO uso de podcasts no ensino remoto: um relato de experiência sobre o ensino de História na Educacão de Jovens e Adultos em Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2021-10
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23460
dc.date.accessioned2022-02-07T11:17:49Z
dc.date.available2022-02-07
dc.date.available2022-02-07T11:17:49Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPodcastspt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos – Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectPrática de ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectEJA – Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEscola Alceu do Amoroso Lima – Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectPodcastspt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectHistory teaching practicept_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.subjectEJA - Youth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectAlceu do Amoroso Lima School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARTINS, Karine Stefany da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of podcasts in remote teaching: an experience report on the teaching of History in Youth and Adult Education in Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, Karine Stefany da Silva. O uso de podcasts no ensino remoto: um relato de experiência sobre o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em Campina Grande - PB. 2021. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - relato de experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23460pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARINE STEFANY DA SILVA MARTINS - RELATO DE EXPERIÊNCIA. LIC. HISTÓRIA CH 2021.pdfKarine Stefany da Silva Martins - Relato de Experiência Lic. História CH 2021.1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.