Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23460
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MARTINS, K. S. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3888010571442070 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FRANÇA, Damiana de Matos Costa. | |
dc.contributor.advisor1ID | FRANÇA, D. M. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4289111722406162 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. | |
dc.contributor.referee1ID | CAVALCANTI, S. L. O. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. | |
dc.contributor.referee2ID | NASCIMENTO, R. C. G. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este relato de experiência é fruto da minha Prática de Ensino de História em 2020.2, com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ciclo III, no Ensino Remoto Emergencial. A turma faz parte da E.E.E.F. Escritor Alceu do Amoroso Lima, localizada nas Malvinas, em Campina Grande, Paraíba. Durante a Prática de Ensino, identifiquei que a turma apresentava uma grande evasão escolar e fui em busca de alcançar os trabalhadores/estudantes nas aulas de História. Para isso, utilizei Podcasts como substituidor do Google Meet e aulas síncronas. Dessa forma, busco refletir sobre Educação de Jovens e Adultos na modalidade de Ensino Remoto e o uso de Podcasts como alternativa para o acesso e permanência nas aulas de História, bem como discutir dificuldades, potencialidades e limites no uso dessa ferramenta. O presente relato possui caráter qualitativo, sendo uma narrativa científica realizada através da escrita de si, do uso de imagens, formulário direcionado à turma e dos diários de campo como fontes. Como resultados, podemos apontar que a evasão na EJA perpassa pela falta de internet apropriada e de políticas públicas direcionadas a atender o estudante no período de pandemia, como também a ausência de formação adequada para os professores e de suporte psicológico. 83,3% da turma confirmou a utilidade dos Podcasts para as aulas de História, comprovando assim o potencial de acessibilidade e dinamismo dessa ferramenta. Os principais teóricos que embasam essa pesquisa são Freire (2017), Haddad (2000), Jesus (2004), Albuquerque Jr (2010) e Paulo Freire (1980). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.title | O uso de podcasts no ensino remoto: um relato de experiência sobre o ensino de História na Educacão de Jovens e Adultos em Campina Grande - PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-10 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23460 | |
dc.date.accessioned | 2022-02-07T11:17:49Z | |
dc.date.available | 2022-02-07 | |
dc.date.available | 2022-02-07T11:17:49Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Podcasts | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos – Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - História | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | EJA – Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Escola Alceu do Amoroso Lima – Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Podcasts | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - History | pt_BR |
dc.subject | Experience report | pt_BR |
dc.subject | History teaching practice | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Emergency remote teaching | pt_BR |
dc.subject | EJA - Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Alceu do Amoroso Lima School - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MARTINS, Karine Stefany da Silva. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of podcasts in remote teaching: an experience report on the teaching of History in Youth and Adult Education in Campina Grande - PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARTINS, Karine Stefany da Silva. O uso de podcasts no ensino remoto: um relato de experiência sobre o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em Campina Grande - PB. 2021. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - relato de experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23460 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KARINE STEFANY DA SILVA MARTINS - RELATO DE EXPERIÊNCIA. LIC. HISTÓRIA CH 2021.pdf | Karine Stefany da Silva Martins - Relato de Experiência Lic. História CH 2021. | 1.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.