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dc.creator.IDMONTEIRO, D. M. L. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4687472489398236pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sônia Maria de.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.description.resumoA educação geográfica do/no campo ainda precisa ser bem mais discutida, tendo em vista, que os conteúdos trazidos no currículo padrão permanecem muito longe da vida cotidiana destas populações. Sendo assim, é preciso que o professor pense e efetive conceitos e práticas espaciais que não se submetam apenas à chamada “educação bancária”, mas que desenvolva uma práxis verdadeiramente comprometida com a cidadania. O município de Lagoa Seca-PB, segundo dados do censo demográfico do IBGE de (2010), possui uma população estimada em 25.900 pessoas, das quais aproximadamente 60% residem no campo, devendo-se a uma conciliação de diversos fatores como: localização e características geográficas, histórico do povoamento, construção cultural e divisão fundiária. Entretanto, o município possui um número pequeno de escolas de Ensino Fundamental (anos finais) situadas no campo. Neste contexto, passamos a questionar se em tais escolas trabalham o conhecimento geográfico, valorizando a educação do campo. Por isso, temos como objetivo geral deste trabalho analisar como o ensino de geografia vem sendo encaminhado nas escolas públicas de Ensino Fundamental (anos finais) da zona rural do município de Lagoa Seca-PB. Esta pesquisa teve como encaminhamento metodológico um levantamento bibliográfico acerca do tema, análise de livros didáticos e documentos oficiais, e entrevistas com os docentes. Neste contexto, foi constatado que a educação do/no campo ainda é uma temática incipiente nos documentos oficiais, mas que introduzem algumas diretrizes importantes. O ensino de geografia desenvolvido nas escolas investigadas quase não prioriza os aspectos e as potencialidades locais, os saberes e a diversidade existente nesses espaços. Como também, o livro didático, principal recurso utilizado pelos docentes, apresenta um distanciamento do cotidiano dos estudantes, sendo este voltado para uma realidade urbano industrial. Além disso, identificamos necessidades na formação e mudança na prática dos professores, que ainda desenvolvem atividades descontextualizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThe geographic education of the field still needs to be much more discussed, keeping in mind that the contents brought in the standard curriculum remain far from the daily life of these populations. Therefore, it is necessary for the teacher to think and effect spatial concepts and practices that do not submit only to the socalled "banking education", but that develops a praxis that is truly committed to citizenship. The municipality of Lagoa SecaPB, according to data from the IBGE demographic census of (2010), has an estimated population of 25,900, of which approximately 60% reside in the field, due to a conciliation of several factors such as location and geographical characteristics, settlement history, cultural construction and land division. However, the municipality has a small number of elementary schools (final years) located in the countryside. In this context, we begin to question whether such schools work in geographic knowledge, valuing the education of the field. Therefore, we have as general objective of this work to analyze how the teaching of geography has been sent in public elementary schools (final years) of the rural area of the municipality of Lagoa SecaPB. This research had as a methodological approach a bibliographic survey about the subject, analysis of textbooks and official documents, and interviews with teachers. In this context, it was verified that the education of the field is still an incipient issue in the official documents, but that they introduce some important guidelines. The teaching of geography developed in the schools investigated almost does not prioritize the local aspects and potentialities, the knowledge and the diversity existing in these spaces. As well, the main resource used by teachers, presents a distancing from the students' daily life, which is focused on an urbanindustrial reality. In addition, we identify needs in the formation and change in the practice of teachers, who still develop decontextualized activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22822-
dc.date.accessioned2021-12-28T17:54:43Z-
dc.date.available2021-12-28-
dc.date.available2021-12-28T17:54:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectLagoa Seca - PB - Educação do Campopt_BR
dc.subjectEscolas rurais - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectDocentes de Geografiapt_BR
dc.subjectLivro didático de Geografiapt_BR
dc.subjectFotos - Escola José Gomes - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectFotos - Escola Machado de Assis - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectEntrevistas com docentespt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectEducation in the countrysidept_BR
dc.subjectLagoa Seca - PB - Rural Educationpt_BR
dc.subjectRural schools - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectGeography Teacherspt_BR
dc.subjectGeography textbookpt_BR
dc.subjectPhotos - José Gomes School - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectPhotos - Machado de Assis School - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectInterviews with professorspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Education of/in the Field in the teaching of Geography: the experience of elementary level schools, final years, in the municipality of Lagoa Seca - PB.pt_BR
dc.identifier.citationMONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho. A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB. 2019. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22822pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

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