Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22769
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, P. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1ONOFRE, Eduardo Gomes.-
dc.contributor.referee1IDONOFRE, E. G.pt_BR
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Erimágna de Morais.-
dc.contributor.referee2IDRODRIGUES, E. M.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre a formação inclusiva e a contribuição da extensão na formação dos estudantes do curso de licenciatura em geografia da Universidade Federal de Campina Grande. A inclusão das pessoas no espaço escolar depende de ambiente e materiais pedagógicos adaptados, mas principalmente de profissionais capacitados. Neste sentido, partimos dos seguintes questionamentos: os futuros docentes e, especificamente, aqueles da área de Geografia estão preparados para atender estas pessoas? Qual o papel da extensão universitária na construção dessa formação? A partir desta problematização tomou-se como objetivo geral analisar de que forma ocorreu a formação docente inicial, na perspectiva inclusiva, dos licenciandos de Geografia através do projeto de extensão “Oficinas utilizando o livro falado de literatura e geografia para estudantes com deficiência visual”. E de forma mais específica: identificar como a educação especial, na perspectiva inclusiva, foi se consolidando a partir dos aportes legais e como a formação docente foi tratada neste contexto; entender características dos estudantes com deficiências participantes do projeto e verificar de que forma o projeto de extensão vivenciado contribuiu para a formação inicial inclusiva dos licenciandos de Geografia. A metodologia utilizada foi a qualitativa, por meio da abordagem da pesquisa participante, além de aplicar questionários com os participantes do projeto e utilizar fotografias. A partir da análise dos resultados, conclui-se que o projeto supracitado oportunizou formação inclusiva para os futuros docentes de Geografia e que se não fosse através dele, os extensionistas teriam poucas oportunidades ou não teriam vivenciado a educação inclusiva na prática. Diante desses resultados faz-se necessários aprofundar as discussões e ampliar essas práticas no curso de licenciatura de Geografia da UFCG, porque mesmo tendo sido acrescida uma disciplina que trata dessa temática na Grade Curricular nova do curso, ainda não é suficiente para atender tal demanda formativa dos licenciandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleFormação docente inicial e experiências inclusivas no Curso de Geografia da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThis work deals with the inclusive training and the contribution of university extension programs in the graduation course of geography of Universidade Federal de Campina Grande. The inclusion of disabled people in scholar space depends on the environment and adapted teaching materials, but mostly on capable professionals. Therefore, we started questioning the following: are the future teachers and, specifically, those from geography course, prepared to attend this people? What is the role of geography extension courses in preparing the graduates? From this problematization emerged our main goal that points to assess how structured was the geography graduates’ college program about inclusive needs through the extension program entitled “Workshops using literature and geography audio books for visually impaired students”. Furthermore, this paper aims: to identify how inclusive education had been consolidated by legal contributions and how the teachers’ graduations were impacted; to understand the characteristics of the visually impaired participating students; and verify in which way the extension program contributed to the graduates’ inclusive formation. The chosen methodology was the qualitative, using the participant research to apply surveys to the project participants. The analysis of the outcomes led us to conclude that the aforementioned project provided opportunities to the graduates and, if not for it, the extensionists would have had few chances or would not have had chances at all to experience the practice of inclusive education. Given these results, it becomes necessary to deepen the discussions and broaden such practices in geography graduation degree of UFCG, because even though a new discipline that deals with the subject was added to the curriculum, it is still not enough to attend the demand of the graduates.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22769-
dc.date.accessioned2021-12-23T19:39:54Z-
dc.date.available2021-12-23-
dc.date.available2021-12-23T19:39:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docente - Geografiapt_BR
dc.subjectCurso de Geografia - UFCG CHpt_BR
dc.subjectProfessores de Geografia - formaçãopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInstituto dos Cegos de Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPesquisa açãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectCegos - educaçãopt_BR
dc.subjectSurdos - educaçãopt_BR
dc.subjectPessoa portadora de deficiência visualpt_BR
dc.subjectPessoa portadora de deficiência auditivapt_BR
dc.subjectDevificente visualpt_BR
dc.subjectDeficiente auditivopt_BR
dc.subjectTeacher training - Geographypt_BR
dc.subjectGeography Course - UFCG CHpt_BR
dc.subjectGeography Teachers - trainingpt_BR
dc.subjectUniversity Extensionpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectCampina Grande Institute of the Blind - PBpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subjectHearing deficiencypt_BR
dc.subjectBlind - educationpt_BR
dc.subjectDeaf - educationpt_BR
dc.subjectVisually impaired personpt_BR
dc.subjectHearing impaired personpt_BR
dc.subjectVisual deficientpt_BR
dc.subjectHearing impairedpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Polyana Pereira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInitial teacher training and inclusive experiences in the Geography Course at UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Polyana Pereira da. Formação docente inicial e experiências inclusivas no Curso de Geografia da UFCG. 2021. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22769pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLYANA PEREIRA DA SILVA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2021.pdfPolyana Pereira da Silva - TCC Monografia Lic Geografia CH 2021.760.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.