Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22740
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, J. M. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9247357708726674 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Aline Barboza de. | |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, A. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8012381652981260 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | DINIZ, Lincoln da Silva. | |
dc.contributor.referee1ID | DINIZ, L. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. | |
dc.contributor.referee2ID | AZEVEDO, S. L. M. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa aborda os impactos causados na educação do campo da cidade de Lagoa Seca-PB em tempos de pandemia e como isso afetou diretamente a relação da família e escola. Investigamos como o cenário pandêmico afetou o processo de ensino e aprendizagem em diferentes comunidades rurais de Lagoa Seca e as modificações impostas no cotidiano dos pais, alunos e professores. O objetivo da pesquisa foi compreender as adaptações realizadas nas metodologias e atividades de ensino aprendizagem, considerando desafios, limitações e potencialidades desse processo para a educação do campo. Essa pesquisa se estendeu em seis escolas do município, onde, através da realização de trabalhos de campo, acompanhamos a aplicação do ensino remoto e as dificuldades apresentadas no dia a dia de cada aluno, professor e pais de alunos. A metodologia é desenvolvida a partir da pesquisa participante, caminhando pela pesquisa qualitativa e levantamento de dados bibliográficos, onde foi aplicado questionários para os professores atuante nas seis escolas referente a pesquisa e também para os pais dos alunos. Os resultados da pesquisa ajudaram na compreensão de se pensar em novas metodologias de ensino que possam amortecer esses impactos para as escolas do campo, treinando e capacitando os professores e dando uma assistência mais efetiva para as famílias desses alunos matriculados nessas escolas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia | pt_BR |
dc.title | Educação do Campo: um olhar sobre os impactos causados na Educação do/no Campo em tempos de pandemia nas escolas municipais de Lagoa Seca - PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-09-10 | |
dc.description.abstract | The current study shows some pandemic impacts on education in rural areas in the municipality of Lagoa Seca-PB, and how they have affected the relationship between families and schools. Also, it investigates how the pandemic period has affected learning - teaching process in different educational communities by causing sudden changes in families and school teachers´ routine. The objective of this study is to analyse some adaptations in the methodology applied into classroom activities, considering their challenges, limitations and strength at schools in the rural areas. It was applied in six schools through research survey and monitoring of online classes, which have shown the challenges faced by students, teachers and parents in their routine. The methodology used in this study conducted some qualitative surveys, as well as bibliographic and documental data for teachers and families in the related schools. As a result, it have helped to open school staff and families minds about the relevance of applying new learning - teaching methodologies to overcome some pandemic effects, focusing on effective teacher’s training and appropriate support.for families who have their kids studying in those schools. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22740 | |
dc.date.accessioned | 2021-12-22T20:30:57Z | |
dc.date.available | 2021-12-22 | |
dc.date.available | 2021-12-22T20:30:57Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Educação em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.subject | Educação e pandemia | pt_BR |
dc.subject | Pandemia e educação | pt_BR |
dc.subject | Lagoa Seca - PB - escolas municipais | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Escola e família | pt_BR |
dc.subject | Rural education | pt_BR |
dc.subject | Education in times of pandemic | pt_BR |
dc.subject | Education and pandemic | pt_BR |
dc.subject | Pandemic and education | pt_BR |
dc.subject | Lagoa Seca - PB - municipal schools | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | pt_BR |
dc.subject | School and family | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, José Maxuel de Araújo. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Rural Education: a look at the impacts caused on Rural Education in times of pandemic in municipal schools in Lagoa Seca - PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, José Maxuel de Araújo. Educação do Campo: um olhar sobre os impactos causados na Educação do/no Campo em tempos de pandemia nas escolas municipais de Lagoa Seca - PB. 2021. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22740 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ MAXUEL DE ARAÚJO SILVA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2021.pdf | José Maxuel de Araújo Silva - TCC Artigo Lic Geografia CH 2021. | 297.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.