Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAVALCANTE, M. M. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1IDAZEVEDO, S. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3664258994348544pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Silvio César Lopes da.
dc.contributor.referee1IDSILVA, S. C. L.pt_BR
dc.contributor.referee2DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.referee2IDDINIZ, L. S.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar como vem ocorrendo a educação socioambiental no município de Parari-PB e discutir como a educação socioambiental vem contribuindo para a formação dos sujeitos em sociedade. Tomaremos como motivação para a discussão deste tema, nosso envolvimento com a temática a partir de nossa formação no curso de Licenciatura em geografia, quando das discussões em sala de aula, observações e reflexões percebíamos o quanto a educação socioambiental é essencial para a formação dos sujeitos em sociedade. O lócus de nossa pesquisa foi uma escola pública da rede estadual situada na cidade de Parari-PB, os sujeitos investigados foram: um professor e os alunos do Ensino médio. O nosso estudo caracteriza-se como qualitativo e focado na pesquisa ação. Fizemos uso de estudos teóricos realizados por autores. Os dados coletados e analisados nos revelam que a Educação Socioambiental pode e deve ser utilizada como uma ferramenta pedagógica transformadora, pois é um instrumento fundamental na formação de sujeitos reflexivos e conscientes, o que implica diretamente nos comportamentos dos mesmos, tornando-os multiplicadores de boas práticas socioambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleConcepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos.pt_BR
dc.date.issued2018-12-14
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the way Social and Environmental Education in the municipality of Parari - PB has been occurring as well as to discuss how the Social and Environmental Education has been contributing to individuals' qualification to live in society. We took as motivation to this discussion first our involvement with the thematic which stemMed from our qualification in Geography graduation course, starting from the discussions, reflections and observations we had in class, which made us realize the extent to which Social and Environmental Education is essential to the qualification of individuals in our society. The locus of our research was a public school in Parari - Paraiba - Brazil, from where we investigated a teacher and his students from High School. Our research is classified as a research-action, qualitative study. We drew on theoretical researches performed by some researchers. We came to the conclusion that Social and Environmental Education must be used as a transforming pedagogic tool, for it is an essential instrument to form reflective and conscious subjects, which directly implies in their behavior, making them multipliers of good Social and Environmental practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710
dc.date.accessioned2021-12-21T20:36:58Z
dc.date.available2021-12-21
dc.date.available2021-12-21T20:36:58Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação socioambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEscola Joaquim aires Caluete - Parari - PBpt_BR
dc.subjectProfessores de Geografiapt_BR
dc.subjectConcepção de professores - educação ambientalpt_BR
dc.subjectConcepção de alunos - educação ambientalpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectSocial and environmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectJoaquim aires Caluete School - Parari - PBpt_BR
dc.subjectGeography Teacherspt_BR
dc.subjectTeacher conception - environmental educationpt_BR
dc.subjectStudent conception - environmental educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocioenvironmental education concept in elementary school Joaquim Aires Caluete the municipality of Parari-Paraíba - Brazil, through a teacher and students viewpointpt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Maria Madalena Ferreira. Concepção de educação socioambiental na Escola E.E.F.M Joaquim Aires Caluete no Município de Parari - PB, a partir do olhar dos professores e dos alunos. 2018. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22710pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA MADALENA FERREIRA CAVALCANTE - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2018.pdfMaria Madalena Ferreira Cavalcante - TCC Artigo Lic Geografia CH 2018.782.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.