Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, V. L. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0171831623060594pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Thiago Romeu de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, T. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9538173764418419pt_BR
dc.description.resumoHabitualmente ouvimos falar que, “alguém está no armário” ou que “saiu do armário”. A verdade é que poucos sabem do “armário” ou o que ele representa para quem está nele, sobretudo quando se é jovem e frequenta a escola. Sob o olhar metafórico, buscamos com esse trabalho, compreender os espaços de homossexualidade masculina na escola a partir do “daltonismo” cultural, uma vez que, é fundamental que a ciência geográfica compreenda “juventudes” e suas culturas, porque são às práticas espaciais dos jovens escolares produtoras de Geografia. Lançar mão de um objetivo como esse só foi possível recentemente quando os “novos outros” até então inferiorizados passaram a serem vistos pela sociedade. Foi a partir da percepção desses novos outros que podemos construir os territórios escolares, esquadrinhando as mais invisíveis relações de poder que fazem da escola um espaço “armário”. Com auxílio da história oral, pudemos desenhar a escola do ponto de vista daqueles que sofrem violência e não vivem os mesmos espaços que os “normais”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleAs territorialidades gays do "armário" escolar: mapeando mentalmente nosso "daltonismo" cultural.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractUsually we hear that "someone is in the closet" or that "he came out of the closet". The truth is that few know the closet or what it represents for those who are in it, especially when you are young and attend school. Under the metaphorical look, we seek with this work to understand territoriality of male homosexuality in school based on cultural color blindness, since it is fundamental that geographic science understands "youths" and their cultures, because the space practices of schoolchildren the producers of Geography. To seize such a goal was only possible recently when the "new others” until now inferiorized had come to be seen by society. It was from the perception of these new others that we can construct the school territories, scanning the most invisible relations of power that make the school a "closet" space. With the aid of oral history, we were able to design the school from the point of view of those who suffer violence and do not live in the same spaces as the "normal" ones.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22701-
dc.date.accessioned2021-12-21T18:29:28Z-
dc.date.available2021-12-21-
dc.date.available2021-12-21T18:29:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTerritorialidades gays na escolapt_BR
dc.subjectEscola e homossexualidade masculinapt_BR
dc.subjectHomossexualidade masculina no espaço escolarpt_BR
dc.subjectEspaços de homossexualidade masculina na escolapt_BR
dc.subjectDaltonismo culturalpt_BR
dc.subjectArmário - sexualidadept_BR
dc.subjectGeografia e juventudespt_BR
dc.subjectJovens escolares e sexualidade masculinapt_BR
dc.subjectGays jovens na escolapt_BR
dc.subjectGays em idade escolarpt_BR
dc.subjectMapa mentalpt_BR
dc.subjectMeninos gays - contexto escolarpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectGay territories at schoolpt_BR
dc.subjectSchool and male homosexualitypt_BR
dc.subjectMale homosexuality in the school environmentpt_BR
dc.subjectSpaces for male homosexuality at schoolpt_BR
dc.subjectCultural color blindnesspt_BR
dc.subjectCloset - sexualitypt_BR
dc.subjectGeography and youthpt_BR
dc.subjectYoung schoolchildren and male sexualitypt_BR
dc.subjectYoung gays at schoolpt_BR
dc.subjectSchool age gayspt_BR
dc.subjectMental mappt_BR
dc.subjectGay boys - school contextpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Virginia de Lourdes Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe gay territorialities of the school "closet": mentally mapping our cultural "color-blindness".pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Virginia de Lourdes Gomes. As territorialidades gays do "armário" escolar: mapeando mentalmente nosso "daltonismo" cultural. 2017. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22701pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIRGINIA DE LOURDES GOMES ALVES - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2017.pdfVirginia de Lourdes Gomes Alves - TCC Monografia LIC. Geografia CH 2017770.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.