Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22701
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ALVES, V. L. G. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0171831623060594 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Thiago Romeu de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOUZA, T. R. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9538173764418419 | pt_BR |
dc.description.resumo | Habitualmente ouvimos falar que, “alguém está no armário” ou que “saiu do armário”. A verdade é que poucos sabem do “armário” ou o que ele representa para quem está nele, sobretudo quando se é jovem e frequenta a escola. Sob o olhar metafórico, buscamos com esse trabalho, compreender os espaços de homossexualidade masculina na escola a partir do “daltonismo” cultural, uma vez que, é fundamental que a ciência geográfica compreenda “juventudes” e suas culturas, porque são às práticas espaciais dos jovens escolares produtoras de Geografia. Lançar mão de um objetivo como esse só foi possível recentemente quando os “novos outros” até então inferiorizados passaram a serem vistos pela sociedade. Foi a partir da percepção desses novos outros que podemos construir os territórios escolares, esquadrinhando as mais invisíveis relações de poder que fazem da escola um espaço “armário”. Com auxílio da história oral, pudemos desenhar a escola do ponto de vista daqueles que sofrem violência e não vivem os mesmos espaços que os “normais”. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia | pt_BR |
dc.title | As territorialidades gays do "armário" escolar: mapeando mentalmente nosso "daltonismo" cultural. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.description.abstract | Usually we hear that "someone is in the closet" or that "he came out of the closet". The truth is that few know the closet or what it represents for those who are in it, especially when you are young and attend school. Under the metaphorical look, we seek with this work to understand territoriality of male homosexuality in school based on cultural color blindness, since it is fundamental that geographic science understands "youths" and their cultures, because the space practices of schoolchildren the producers of Geography. To seize such a goal was only possible recently when the "new others” until now inferiorized had come to be seen by society. It was from the perception of these new others that we can construct the school territories, scanning the most invisible relations of power that make the school a "closet" space. With the aid of oral history, we were able to design the school from the point of view of those who suffer violence and do not live in the same spaces as the "normal" ones. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22701 | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T18:29:28Z | - |
dc.date.available | 2021-12-21 | - |
dc.date.available | 2021-12-21T18:29:28Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Territorialidades gays na escola | pt_BR |
dc.subject | Escola e homossexualidade masculina | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade masculina no espaço escolar | pt_BR |
dc.subject | Espaços de homossexualidade masculina na escola | pt_BR |
dc.subject | Daltonismo cultural | pt_BR |
dc.subject | Armário - sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Geografia e juventudes | pt_BR |
dc.subject | Jovens escolares e sexualidade masculina | pt_BR |
dc.subject | Gays jovens na escola | pt_BR |
dc.subject | Gays em idade escolar | pt_BR |
dc.subject | Mapa mental | pt_BR |
dc.subject | Meninos gays - contexto escolar | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Gay territories at school | pt_BR |
dc.subject | School and male homosexuality | pt_BR |
dc.subject | Male homosexuality in the school environment | pt_BR |
dc.subject | Spaces for male homosexuality at school | pt_BR |
dc.subject | Cultural color blindness | pt_BR |
dc.subject | Closet - sexuality | pt_BR |
dc.subject | Geography and youth | pt_BR |
dc.subject | Young schoolchildren and male sexuality | pt_BR |
dc.subject | Young gays at school | pt_BR |
dc.subject | School age gays | pt_BR |
dc.subject | Mental map | pt_BR |
dc.subject | Gay boys - school context | pt_BR |
dc.subject | Oral history | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALVES, Virginia de Lourdes Gomes. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The gay territorialities of the school "closet": mentally mapping our cultural "color-blindness". | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALVES, Virginia de Lourdes Gomes. As territorialidades gays do "armário" escolar: mapeando mentalmente nosso "daltonismo" cultural. 2017. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22701 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VIRGINIA DE LOURDES GOMES ALVES - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2017.pdf | Virginia de Lourdes Gomes Alves - TCC Monografia LIC. Geografia CH 2017 | 770.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.