Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNERI, U. D. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5307625837457220pt_BR
dc.contributor.advisor1DINIZ, Lincoln da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDDINIZ, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661738814291410pt_BR
dc.description.resumoA feira livre é configurada como um espaço onde pessoas se reúnem periodicamente para promover a economia de um município, no qual agricultores vendem seus produtos de caráter rural. Além disso, a mesma promove diversas alterações no que diz respeito à dinâmica da cidade. Diante disso, objetivou-se com o presente trabalho compreender a dinâmica no espaço da Feira Livre de Areia-PB a partir do conhecimento das origens da feira e sua relação com a formação da cidade, verificando sua posição geográfica, identificando as formas comerciais existentes na referida feira e investigando sua importância para seus usuários e trabalhadores, não só no âmbito econômico, mas também no social. Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas com feirantes, buscando conhecer suas histórias de vida, e com os consumidores por meio de questionários quali-quantitativos. Foi feito o levantamento da quantidade de feirantes, levantamento bibliográfico e interpretação dos dados. Percebeu-se que a feira local exerceu importância regional, contribuindo para a formação e consolidação da cidade. Porém, ao longo das décadas a modernização do comércio fez com que surgissem supermercados cada vez maiores e mais higiênicos, panificadoras oferecendo não só o pão, mas também outros produtos. Assim, a feira não tem conseguido manter todos os seus consumidores, causando perdas para a economia dos feirantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO espaço comercial da Feira de Areia - PB: formas comerciais, consumo e persistências.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe commercial space of Feira de Areia - PB: commercial forms, consumption and persistence. The street market is shaped as a space where people periodically gather to promote the town’s economy, in which agriculturalists sell their rural character products. Furthermore, it foments several changes with respect to the dynamics of the city. Thus, was aimed with this work to comprehend the dynamics within the Areia-PB’s Street Market from the knowledge of the origins of the fair and its relation with the town´s establishment, verifying its geographical position, identifying the existing commercial forms in the said fair and investigating its importance for users and workers, not only in the economic context, but in social as well. To achieve the proposed goals, interviews were conducted with the fair dealers, searching to know their life stories, and with the consumers through qualitative and quantitative questionnaires; Survey of the quantity of fair dealers, bibliographical survey and data interpretation was done. It was perceived that the local fair exerted regional importance for the formation and consolidation of the town. However, over the decades the modernization of the commerce has made supermarkets come to emerge even bigger and more hygienic, bakeries offering not only bread, but also other products. Like this, the fair has not been able to hold consumers, causing a loss in the fairground economy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22693-
dc.date.accessioned2021-12-21T13:50:53Z-
dc.date.available2021-12-21-
dc.date.available2021-12-21T13:50:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFeiras livrespt_BR
dc.subjectFeiras livres da Paraíbapt_BR
dc.subjectFeira de Areia - PBpt_BR
dc.subjectFeira livre de Areia - PBpt_BR
dc.subjectFormas comerciaispt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectFeirantespt_BR
dc.subjectDinâmica do espaço - feira livre de Areia - PBpt_BR
dc.subjectEspaço urbano - feira livrept_BR
dc.subjectEspaço urbano - feira livrept_BR
dc.subjectFree fairs in Paraíbapt_BR
dc.subjectSand Fair - PBpt_BR
dc.subjectSand open market - PBpt_BR
dc.subjectCommercial formspt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectMarketerspt_BR
dc.subjectDynamics of space - open fair in Sand - PBpt_BR
dc.subjectUrban space - open marketpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNERI, Ulisses Dornelas Belmont.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe commercial space of Feira de Areia - PB: commercial forms, consumption and persistence.pt_BR
dc.identifier.citationNERI, Ulisses Dornelas Belmont. O espaço comercial da Feira de Areia - PB: formas comerciais, consumo e persistências. 1996. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22693pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ULISSES DORNELAS BELMONT NERI - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfUlisses Dornelas Belmont Neri - TCC Artigo LIC. Geografia CH 2016635.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.