Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSIQUEIRA, V. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985725383461598pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.description.resumoO ensino tradicional, o qual se utiliza de exposição de temáticas, resolução de exercícios e memorização de conteúdo, tem, historicamente, sido priorizado como método principal no ensino de Geografia. Tal prática tem proporcionado aulas enfadonhas e desinteressantes para os estudantes. Por isso, novas estratégias precisam ser pensadas para que a apropriação dos conhecimentos espaciais ocorra de forma produtiva e satisfatória. Deste modo, o objetivo central desta pesquisa é analisar se as histórias em quadrinhos estão presentes nos livros didáticos mais usados de Geografia, no Ensino Fundamental II de escolas públicas de Campina Grande, e se contribuem para aprofundar os conhecimentos geográficos. Isto, porque este é o principal instrumento pedagógico usado pelos docentes na disciplina escolar. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Cavalcanti, Pontuschka, Vygotsky, Tonini, Lira, entre outros. Como também, através da análise dos livros didáticos mais usados nas escolas públicas do referido município. Entre os resultados destacamos que as histórias em quadrinhos, em alguns livros, encontram-se descontextualizadas das temáticas dos capítulos daqueles livros, em outros aparece apenas na parte dos textos complementares e, em poucos livros, aparecem relacionados aos conteúdos dos capítulos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleHQ no livro didático de Geografia: entre a linguagem e a aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2017-08-14
dc.description.abstractThe traditional teaching method, in which the exposition of themes, exercise solving and content memorization, have, historically, been prioritized as the main teaching technique in Geography. Such practice have provided tiresome and uninteresting classes for the students. Therefore, new strategies must be considered so that the spatial knowledge appropriation occur in a productive and satisfactory way. Thus, this research’s main goal is to analyze strips from comic books that are found in the most used textbooks in Geography teaching, in Campina Grande’s public middle schools, and if they contribute to deepen the geographic knowledge. And that’s because it is the main pedagogical instrument used by teachers in this school subject. The methodological procedure used in the bibliographical research, came from authors such as Cavalcanti, Pontuschka, Vygotsky, Tonini, Lira, amongst others. As well as an analysis of the main textbooks used in public schools of the city previously mentioned. Amongst the the results we could point out that some of the comic strips, in some books, occur completely decontextualized from each of the textbook’s chapters’s themes, others are shown only the complementary texts and, in a few textbooks, they do relate to the chapter’s content.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22681
dc.date.accessioned2021-12-21T10:58:03Z
dc.date.available2021-12-21
dc.date.available2021-12-21T10:58:03Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectLivro didático de Geografiapt_BR
dc.subjectHQ no livro didático de Geografiapt_BR
dc.subjectLiteratura em quadrinhos - Geografiapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectRecurso didático - história em quadrinhos - Geografiapt_BR
dc.subjectConhecimentos espaciaispt_BR
dc.subjectAnálise de livros didáticos - Geografiapt_BR
dc.subjectConhecimento interdisciplinarpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade e Geografiapt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectGeography textbookpt_BR
dc.subjectComic book in geography textbookpt_BR
dc.subjectComic Literature - Geographypt_BR
dc.subjectComics - Teaching Geographypt_BR
dc.subjectTeaching resource - comic book - Geographypt_BR
dc.subjectSpatial knowledgept_BR
dc.subjectTextbook Analysis - Geographypt_BR
dc.subjectInterdisciplinary knowledgept_BR
dc.subjectInterdisciplinarity and Geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIQUEIRA, Vinicius Delfino.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHQ in the Geography textbook: between language and learning.pt_BR
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Vinicius Delfino. HQ no livro didático de Geografia: entre a linguagem e a aprendizagem. 2017. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22681pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VINICIUS DELFINO SIQUEIRA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2017.pdfVinicius Delfino Siqueira - TCC Monografia Lic Geografia 2017.3.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.